FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO IFRN: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CEARÁ-MIRIM
DOI:
https://doi.org/10.15628/empiricabr.2015.3805Palavras-chave:
Gestão no Serviço Público, Marketing, Comportamento do Consumidor, IFRN, Fatores.Resumo
A Gestão Pública tem como principal dever proporcionar os meios de garantir que seus serviços sejam prestados com qualidade, atingindo seus resultados. Ao reconhecer esta visão é importante criar estratégias para identificar necessidades de novos projetos e definir direcionamentos dos serviços públicos. Os estudos em marketing, e comportamento do consumidor auxiliam na identificação do público-alvo e conhece as causas que o fazem a escolha por um serviço prestado. Como um dos principais pilares dos serviços públicos é a educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande no Norte - IFRN tem atuado como agente de transformação ao expandir suas unidades pelo estado, tendo o município de Ceará-Mirim um dos beneficiados. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que influenciam ao ingresso dos alunos do IFRN - Ceará-Mirim, sendo estes pessoais, psicológicos e sociais. A metodologia foi do tipo descritiva e quantitativa, utilizada a Análise Fatorial Exploratória como técnica estatística. A coleta de dados foi obtida por meio de um questionário aplicado aos alunos do ensino técnico integrado ingressos em 2014 e 2015. Como resultados, os fatores que tiveram evidência para o ingresso dos alunos foram infraestrutura; marca; percepção sobre o prestígio da instituição; ascensão pessoal; a relação com a esportividade e a influência familiar. Conclui-se que os fatores psicológicos e pessoais foram os mais evidentes na escolha dos alunos, e os fatores sociais não foram relevantes para a escolha da instituição.Referências
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