FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO IFRN: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS CEARÁ-MIRIM

Autores

  • Silmara Bezerra Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2015.3805

Palavras-chave:

Gestão no Serviço Público, Marketing, Comportamento do Consumidor, IFRN, Fatores.

Resumo

A Gestão Pública tem como principal dever proporcionar os meios de garantir que seus serviços sejam prestados com qualidade, atingindo seus resultados. Ao reconhecer esta visão é importante criar estratégias para identificar necessidades de novos projetos e definir direcionamentos dos serviços públicos. Os estudos em marketing, e comportamento do consumidor auxiliam na identificação do público-alvo e conhece as causas que o fazem a escolha por um serviço prestado. Como um dos principais pilares dos serviços públicos é a educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande no Norte - IFRN tem atuado como agente de transformação ao expandir suas unidades pelo estado, tendo o município de Ceará-Mirim um dos beneficiados. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que influenciam ao ingresso dos alunos do IFRN - Ceará-Mirim, sendo estes pessoais, psicológicos e sociais. A metodologia foi do tipo descritiva e quantitativa, utilizada a Análise Fatorial Exploratória como técnica estatística. A coleta de dados foi obtida por meio de um questionário aplicado aos alunos do ensino técnico integrado ingressos em 2014 e 2015. Como resultados, os fatores que tiveram evidência para o ingresso dos alunos foram infraestrutura; marca; percepção sobre o prestígio da instituição; ascensão pessoal; a relação com a esportividade e a influência familiar. Conclui-se que os fatores psicológicos e pessoais foram os mais evidentes na escolha dos alunos, e os fatores sociais não foram relevantes para a escolha da instituição.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia e ao trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 7. ed. São Paulo. Atlas, 2005.

CORRAR, Luiz J.; PAULO, Edilson; DIAS FILHO, José Maria (Coord.). Análise multivariada: para cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2007.

GILBERT, G. Ronald; NICHOLLS, J.A.F; ROSLOW, Sydney. A mensuração da satisfação dos clientes do setor público. Revista do Serviço Público. Ano 51. N 3. p. 28-39. Jul/Set 2000.

IFRN – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Institucional. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/institucional>. Acesso: 16 jul. 2015.

KOTLER, Philip; LEE, N. Marketing no setor público: um guia para um desempenho mais eficaz. Porto Alegre: Bookman, 2007.

KOTLER, Phillip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. Análise de mercados consumidores e do comportamento de compra. Tradução Bazán Tecnologia e Linguística. São Paulo. Prentice Hall, 2000.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MACHADO Carlos Henrique. Autoconceito, estilo de vida e consumo de vestuário de moda feminina. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná.

MARTINS, Jane Maria Diniz. Marketing educacional: um estudo sobre atributos e imagens das instituições de ensino superior. 2006. 157 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Fumec – Fundação Mineira de Educação e Cultura.

NASCIMENTO, Elilde Varela do. TACCONI NETO, Ernesto Alexandre. Análise dos fatores que influenciam o cidadão-usuário dos serviços do IFRN Campus Natal Central. ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Fortaleza, 2015.

OLIVEIRA, Aline Lourenço de, et al. O marketing público no contexto da reforma gerencialista do estado. Revista de Gestão do Unilasalle. Canoas, v. 2, n. 2, set. 2013. Disponível em < http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/desenvolve>. Acesso em 07 agosto de 2014.

PETER, Paul J.; OLSON, Jerry C. Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Tradução: Beth Honorato. 8. ed. - São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

SILVA, Alex Marchezan Paiva da; TACCONI NETO, Ernesto Alexandre. Análise dos fatores que influenciam o cidadão-usuário dos serviços do IFRN campus Natal Zona Norte. Extremoz: UFRN/ Biblioteca, 2013.

ZANONE, Luiz Cláudio. Marketing social. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

Downloads

Publicado

08-01-2016

Edição

Seção

Artigos