A LOGÍSTICA NA EXPORTAÇÃO DA INDÚSTRIA DO PESCADO NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Érica Luana Nunes dos Santos IFRN
  • Renato Samuel Barbosa de Araújo IFRN/CNAT
  • Paulo Victor do Nascimento Araújo IFRN/Campus Macau
  • João Maria Filgueira

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2015.3339

Palavras-chave:

Indústria do Pescado, Logística, Competitividade.

Resumo

O setor de pesca do Rio Grande do Norte traz benefícios sociais e econômicos para o Estado. O território potiguar é um dos maiores produtores de pescado (em especial do atum) do país, seja na forma artesanal ou industrial. O setor pesqueiro gera 40 mil empregos diretos no estado. Todavia, carece de investimentos significativos em infraestrutura logística. Objetivando melhorar o escoamento da produção, e assim manter a capacidade competitiva, investimentos em obras como a do terminal pesqueiro e do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante poderiam contribuir na alavancagem deste segmento produtivo. Em função das características dos produtos, em especial o grau de perecibilidade destes, a consecução dos investimentos reduziria o tempo de transporte, que é um fator decisivo para a exportação do pescado. Inicialmente fez-se uma revisão da literatura nos temas correlatos à competitividade setorial como transporte, movimentação e cadeia produtiva do pescado, para servir de base para a definição da metodologia e operacionalização da pesquisa em análise do discurso, da qual participaram três gestores de empresas, por meio de entrevistas semiestruturadas. Destacam-se entre os resultados das análises a capacidade de adaptação das empresas locais a situações novas de modelo de negócios e a fragilidade estrutural no tocante a infraestrutura e tecnologia. Conclui-se que a atual condição da infraestrutura e dos meios logísticos, não são suficientes para o crescimento da atividade do Estado, requerendo das organizações públicas vinculadas ao setor e das empresas uma maior articulação na busca pela superação dos gargalos.

Biografia do Autor

Érica Luana Nunes dos Santos, IFRN

Graduada em Comércio Exterior.

Renato Samuel Barbosa de Araújo, IFRN/CNAT

Engenheiro Civil, Mestre em engenharia de Mecânica e Doutor em Engenharia de Produção.

Paulo Victor do Nascimento Araújo, IFRN/Campus Macau

Mestre em Engenhenharia de Pesca. Professor do IFRN.

João Maria Filgueira

Mestre em engenharia da Produção - UFRN. Professor do IFRN/CNAT.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Caminhões no porto de Paranaguá formam filas de 85 quilômetros. Disponível em: . Acesso em: 16 abril 2004.

Aprendendo a exportar. Pescados no Brasil. Disponível em: <http://www.aprendendoaexportar.gov.br/_pescados/>. Acesso em: 31 jul. 2013.

AQUICULTURA, Ministério Da Pesca E. Pesca Industrial. Disponível em: <http://www.mpa.gov.br/pescampa/industrial>. Acesso em: 31 jul. 2013.

ARAÚJO, Paulo Victor do Nascimento et al. Descrições gerais da frota japonesa arrendada para a pesca de atuns e afins na zona econômica exclusiva do brasil. Labomar: CIÊNCIAS DO MAR, Fortaleza, v. 2, n. 46, p.55-63, jan. 2013. Disponível em: <http://www.labomar.ufc.br/>. Acesso em: 15 jul. 2014.

ARNOLD, J. R. T. Administração de materiais. São Paulo: Atlas, 1999.

BALLOU, Ronald H.. GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS/ LOGÍSTICA EMRPESARIAL. SÃo Paulo: Bookman, 2004.

BARAT, Josef. LOGÍSTICA E TRANSPORTE NO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO: OPORTUNIDADES PARA O BRASIL. São Paulo: Unesp, 2007. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=C6FnwPUXFF4C&printsec =frontcover&dq=logistica&hl=ptBR&sa=X&ei=acFLVbzqEomYgwSW6oEg&ved=0CFUQ6AEwCA#v=onepage&q=logistica&f=false>. Acesso em: 07 maio 2015.

BOWERSOX, D; CLOSS, D. C. e COOPER, M. B. Gestão logística de cadeias de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BOWERSOX, Donald J., CLOSS, David J. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas 2001.

CHIN, A.; TONGZON, J. Maintaining Singapore as a major shipping and air transport hub. In: Toh, T. (Ed.), Competitiveness of the Singapore Economy. Singapore: Singapore University Press, p. 83-114, 1998.

CHOPRA, S. e MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações. 4 e.d. São Paulo: Pearson, 2011.

DIAS, Marco Aurélio P. - Administração de materiais: uma abordagem logística, São Paulo: Atlas, 1993.

Diegues, A.C. 1983. PESCADORES, CAMPONESES E TRABALHADORES DO MAR. São Paulo: Ática.

FAO, 1997. (FAO Documento Técnico Sobre as Pescas 334). Disponível em: http://www.fao.org/DOCREP/003/T1768P/T1768P01.htm. Acesso em 04/04/06.

HAZIN, Fábio Hissa Vieira. A PESCA OCEÂNICA NO BRASIL NO SÉCULO 21. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca, Pernanbuco, p.60-75, 01 jan. 2007. Disponível em: <http://ppg.revistas.uema.br/index.php/REPESCA/search/results>. Acesso em: 27 jun. 2012.

JACOBS, F. R. e CHASE, R. B. Administração de operações e da cadeia de suprimentos. 13 e.d. Porto Alegre: AMGH, 2012.

NORTE, Tribuna do. A pesca oceânica precisa de um salto tecnológico. Disponível em: <http://tribunadonorte.com.br/noticia/a-pesca-oceanica-precisa-de-um-salto-tecnologico/226397>. Acesso em: 08 nov. 2012.

PONTES, Rigoberto Neide. A cadeia produtiva do pescado do amazonas: um enfoque pelo agronegócio. Disponível em: <http://www.mpa.gov.br/pescampa/industrial>. Acesso em: 31 jul. 2013.

RIBEIRO, Priscilla Cistina Cabral; FERREIRA, Karina Araújo. LOGÍSTICA E TRANSPORTES: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MODAIS DE TRANSPORTE E O PANORAMA BRASILEIRO. 2002. Disponível em: <http://tecspace.com.br/paginas/aula/mdt/artigo01-MDL.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2014.

RIBEIRO, Priscilla Cistina Cabral; FERREIRA, Karina AraÚjo. LOGÍSTICA E TRANSPORTES: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MODAIS DE TRANSPORTE E O PANORAMA BRASILEIRO. 2002. Disponível em: <http://tecspace.com.br/paginas/aula/mdt/artigo01-MDL.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2014.

SAFATLE, C.; RIBAMAR, O. Empresas pagam por deficiência de portos. Valor Econômico, 14 mai. 2004.

TRINDADE, R. Porto de Santos funcionará 24 horas. Valor Econômico, 5 mai. 2004.

VIANNA, Marcelo (Organizador). DIAGNÓSTICO DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA MARÍTIMA NO RIO DE JANEIRO/Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro: FAERJ: SEBRAE-RJ, 2009.

Downloads

Publicado

17-11-2015

Edição

Seção

Artigos