ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO DAS STARTUPS GLOBAL BORNS: um estudo comparativos com empresas incubadas

Autores

  • Lucia de Fátima Lúcio Gomes da Costa IFRN/UFRN
  • Cláudia Maria Fernandes de Araújo Ribeiro
  • Jupiara de Lima da Silva
  • Vanderli Dantas de Araújo Júnior
  • Ressú Ferreira Pires

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2015.3326

Palavras-chave:

Estratégia, Internacionalização, Empreendedorismo, Global-borns, Startups

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias das empresas nascentes com orientação para o mercado internacional, as global borns. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, cuja estratégia foi um estudo de caso múltiplo com cinco startups incubadas em duas incubadoras. Com preceitos teóricos do fenômeno recente do movimento de startups se decidiu investigar por meio de duas abordagens: o empreendedorismo e o processo de internacionalização, esta segunda abordagem pode ser analisada por meio das linhas econômicas e comportamentais da internacionalização. Como principal contribuição pode-se perceber que as empresas nascente ainda estão em estágio embrionário em relação processo de internacionalização, porém o que se percebe é um esforço em estabelecer condições para que o projeto seja escalável. Dessa forma, tanto o modelo de receita quanto a estratégia de escalonamento visam padrões inovadores para que possam entrar em outro momento do projeto.

Biografia do Autor

Lucia de Fátima Lúcio Gomes da Costa, IFRN/UFRN

Professora de Administração do IFRN/ Doutora e Mestre em Administração pela UFRN

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Publicado

17-11-2015

Edição

Seção

Artigos