A INSERÇÃO DO POTENCIAL EXPORTADOR OCIOSO DO RN NO MERCADO INTERNACIONAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

Autores

  • Ana Carolina Ribeiro Costa
  • Gerda Lúcia Pinheiro Camelo

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2008.304

Resumo

Dado o crescimento da economia do estado do Rio Grande do Norte nos últimos anos, diversas foram as empresas que ultrapassaram os limites territoriais do país, passando a comercializar também com outros países/continentes e trazendo assim grandes benefícios para o estado. Entretanto, ainda são muitas as empresas com potencial para exportar, mas graças a diversos fatores ainda não o fazem. Desta forma, o presente estudo buscou traçar estratégias para inserção no mercado externo de produtos pertencentes ao cluster da fruticultura como o coco, mamão e doces de frutas, visando assim encontrar saídas para superar os desafios enfrentados por essas empresas e aumentar a pauta de produtos exportados pelo estado, garantindo a promoção do RN no mercado internacional e maiores oportunidades para o profissional de comércio exterior. Para que o trabalho possa cumprir o que se propõe, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com pesquisas bibliográfica e de campo, além da utilização de questionários direcionadas a empresários potiguares, representantes das empresas trabalhadas. O estudo concluiu que motivos como ausência de uma produção capaz de atender aos consumidores internos e externos; a não adequação aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado internacional e a falta de apoio dos Órgãos Fomentadores e Governamentais são considerados os principais entraves à internacionalização dessas empresas. Modificações na embalagem dos produtos foram sugeridas e Políticas Públicas de incentivo às exportações também foram compreendidas, visando divulgar os benefícios que uma aliança entre empresas e estado permite para ambos. Acredita-se que tais ações, somadas a continuidade do trabalho ambiental realizado em muitas dessas empresas, serão primordiais para trazer bons resultados para o tripé Empresa, estado do Rio Grande do Norte e profissionais de comércio exterior. Palavras–chave: Potencial exportador ocioso. Fruticultura. Mercado internacional. Profissional de comércio exterior.

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Publicado

16-12-2009

Edição

Seção

Artigos