ESTRATÉGIAS DE INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL: ESTUDO DE CASO DA TOLI

Autores

  • Pricilla Dantas Ribeiro Teixeira
  • Gerda Lúcia Pinheiro Camelo

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2008.303

Resumo

O presente projeto faz considerações acerca da empresa Toli, inserida no segmento de moda feminina, no mercado norte riograndense e brasileiro, bem como as peculiaridades de sua possível inserção no mercado externo. Tem como objetivo principal traçar a partir da análise da gestão interna, estratégias de inserção da empresa no cenário internacional. Para a consecução deste objetivo, foi realizado um estudo de caso privilegiando uma análise da estrutura organizacional da empresa referida, focando os diversos setores e suas inter-relações, bem como a identificação das limitações e vantagens competitivas existentes no cerne do cenário exterior. Os procedimentos metodológicos utilizam-se de pesquisas bibliográficas, documental e de campo, onde foram coletados dados através de um questionário semi-estruturado e/ou entrevista respondidas pelos responsáveis pela empresa Toli, localizada na cidade de Natal e atuante de destaque no setor de moda feminina. Os resultados obtidos possibilitaram fazer uma análise qualitativa dos dados obtidos e observar os elementos que levam a empresa a ser destaque no mercado em que atua. PALAVRAS-CHAVE: Empresa Toli, Exportação – Mercado Internacional, Estratégia.

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Publicado

16-12-2009

Edição

Seção

Artigos