PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: IMPACTOS NAS FINANÇAS DA EMPRESA

Autores

  • lucia de fátima lúcio gomes da costa

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2011.2500

Palavras-chave:

Formação da estratégia, Dimensões da estratégia, InternacionalizaçãoGITMAN, Lawrence J. e MADURA, Jeff. Princípios de Administração Financeira. 10º. ed. Makron Books, São Paulo, 2005. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científic

Resumo

O presente trabalho circunscreve a respeito da Finobrasa Agroindustrial S/A, uma empresa do Grupo Vicunha, considerada atualmente a segunda maior exportadora de frutas do Rio Grande do Norte, produtora de mais de 2 milhões de caixas de manga por ano. O objetivo principal é compreender o processo de formação e desenvolvimento das estratégias de internacionalização da Finobrasa. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, amparado pelos preceitos teóricos no tocante a formação de estratégia, sob a metodologia de caráter exploratório-descritivo, de natureza qualitativa (VERGARA, 2009; YIN, 2005). Como ferramentas foram consultados livros, artigos científicos, monografias e sítios da Internet. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semi-estruturado e entrevista respondida por um representante da empresa. Evidenciou-se a convergência entre a teoria disposta sobre as dimensões da estratégia - quais sejam: processo, conteúdo e contexto (DEWIT; MEYER, 2004; PETTIGREW, 1987) - com diversos aspectos práticos, desenvolvidos no cenário real.

Referências

GITMAN, Lawrence J. e MADURA, Jeff. Princípios de Administração Financeira. 10º. ed. Makron Books: São Paulo, 2005.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 3º. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2000.

MALUF, Sâmia Nagib. Administrando o Comércio Exterior no Brasil. 1ª ed., São Paulo: Edições Aduaneiras, 2000.

MINERVINI, Nicola. O Exportador. 3º ed. Makron Books: São Paulo, 2001.

NETO, Alexandre Asaf e SILVA, César Augusto Tibursio. Administração de Capital de Giro. 2º ed. Atlas. São Paulo, 1997.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de.Estratégia empresarial - uma abordagem empreendedora. São Paulo: Atlas, 1991

PORTAL BNDES. Disponível www.bndes.gov.br. Aceesso em 15 de março de 2006.

PORTAL MDIC. Disponível www.desenvolvimento.gov.br/sitio/inicial/index.php. Aceesso em 15 de março de 2006.

PORTAL SEBRE-RN. Disponível em :. Acesso em 14 de março de 2006.

Porter, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência, 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

SAMANEZ, Carlos Patrício. Matemática Financeira aplicações a anlise de investimento. 3º ed Prentice-hall, São Paulo, 2002.

SILVIA, Constant Vergara. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 1º ed.Atlas, São Paulo, 1997.

?

Downloads

Publicado

2011-11-15

Edição

Seção

Artigos