A UTILIZAÇÃO DO MARKETING DIGITAL PARA OTIMIZAR AS VENDAS DAS EMPRESAS DE VESTUÁRIO DA CIDADE DE JOÃO-CÂMARA PERANTE O CENÁRIO DO COVID-19.

Autores

  • Lívia Araújo de Lima Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Maria Das Graças Silva de Menezes Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Marilson Donizetti Silvino Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2021.13269

Palavras-chave:

Marketing Digital. João Câmara. Covid-19. Empresas de Vestuário.

Resumo

Com o decorrer da história e tempo, mudou-se a forma de se vender e comercializar produtos, e isto esteve e sempre vai estar em constante evolução. O marketing digital por exemplo, mudou completamente a maneira de relacionamento das empresas e clientes, pois o uso das mídias sociais nas empresas tem inúmeros benefícios, e um deles é acabar com a distância geográfica com seus consumidores, resultando assim no surgimento de novas estratégias. sabendo disso, buscará se analisar em uma pesquisa de Campo na cidade de João Câmara quais foram as alternativas que as empresas no setor de vestuário utilizaram para se sobressair em um dos períodos mais difíceis já vividos, com a chegada do Covid-19. Para tanto, vai se fazer necessário realizar um questionário para nos auxiliar na busca pelos devidos resultados. Onde, vai-se tentar estar identificando e analisando quais caminhos trouxeram mais efeito tanto para renda quanto para o comércio da região. Nesta pesquisa serão abordadas teorias de autores renomados da área, apresentando fundamentações e assistência aos temas colocados, que visem embasar de uma maneira mais concisa está análise. Quanto a Metodologia deste projeto ele se caracteriza sendo de natureza Quantitativa e Qualitativa, A pesquisa sendo exploratória e descritiva e o estudo bibliográfico e de Campo.

Biografia do Autor

Lívia Araújo de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Me chamo Lívia Araújo de Lima, tenho 17 anos, sou aluna do IFRN - Campus João Câmara na modalidade técnico integrado, atualmente no 3 ano do curso técnico em administração, sou pesquisadora e bolsista pelo CNPq.

Maria Das Graças Silva de Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Me Chamo Maria Das Graças, tenho 17 anos, atualmente sou discente no IFRN-Campus João Câmara na modalidade Técnico Integrado, estou no 3º ano e sou bolsista de pesquisa pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Marilson Donizetti Silvino, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Marilson Donizetti Silvino, 38 anos, docente de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus João Câmara. Professor Orientador do atual projeto. Bacharel em Administração e Mestre em Turismo na área de Gestão e Desenvolvimento, ambas formações pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Educação Profissional, e formação em Educação a Distância pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Referências

Carvalho, Mateus. Origem e evolução do marketing.01/06/2018.Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/origem-e-evolucao-do-marketing/>. Acesso em:10 set. 2020.

Origem do Marketing - Marketing Digital Vitória - Marketing 365. 29/07/2018. Disponível em: <https://www.marketing365.com.br/origem-do-marketing/ >. Acesso em: 10 set.2020.

SANTOS, Maria. Use o seu marketing. 02/06/2011. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/use-o-seu-marketing >. Acesso em: 17 set.2020.

Rocha, Roseani. Riachuelo, Netshoes e Centauro: na contramão da crise.22/04/2020.Disponível em:<https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/04/22/riachuelo> Acesso em:17 set. 2020.

SANTOS, Felipe André dos. Marketing na Era Digital: Análise da marca Chico Rei. 2014. Disponível em:<http://www.ufjf.br/facom/files/2014/03/Marketing-na-Era-Digital.pdf>. Acesso em: 13 de janeiro de 2021.

COBRA, Marcos. Marketing básico. 4º ed - São Paulo: ATLAS S.A, 1997

Kotler e ketler. (apud SANTOS, Felipe André dos.2021, p. 13) Marketing na Era Digital: Disponível em: <http://www.ufjf.br/facom/files/2014/03/Marketing-na-Era-Digital.pdf>. Acesso em: 13 de janeiro de 2021

VERA, L. A. R.; GOSLING, M. de S.; SHIGAKI, H. B. Teoria da Cultura do Consumo: possibilidades, limitações e caminhos em estudos de marketing no Brasil. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, RJ, v. 18, n. 1, p. 15–32, 2019. DOI: 10.12660/rgplp.v18n1.2019.78889.Disponível em:<https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rgplp/article/view/78889>. Acesso em: 4 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.12660/rgplp.v18n1.2019.78889

GRAMIGNA, M. R. Modelo de Competências e Gestão de Talentos. São Paulo: Pearson Mackron Books, 2002.

LIMA, Mônica de Oliveira. Medindo a satisfação do cliente da Academia Água Viva: utilizando um novo instrumento de pesquisa. 2009. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/b001377.pdf >. Acesso em: 03 nov 2021.

BIASOLI-ALVES, Z.M.M. (1998) A Pesquisa em Psicologia – análise de métodos e estratégias na construção de um conhecimento que se pretende científico. In: BIASOLI-ALVES, Z.M.M. & ROMANELLI, G. (Orgs.) Diálogos Metodológicos sobre Prática de Pesquisa. Ribeirão Preto: Legis Summa, pp.135-157.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

Downloads

Publicado

01-12-2021

Edição

Seção

Artigos