VENDAS VIRTUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO AOS IMPACTOS DA COVID-19: A EXPERIÊNCIA DA FEIRARTE POTIGUAR DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Autores

  • Edna Morais da Silva
  • Jennifer Cruz de Oliveira
  • Maria Clara Martins Lourenço
  • Denise Cristina Momo
  • Suzana Melissa de Moura Mafra da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-7691-6723

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2021.13228

Palavras-chave:

Artesanato, Economia Solidária, Vendas virtuais, Pandemia,

Resumo

O contexto de pandemia provocada pela COVID-19 imprimiu em todo o mundo a necessidade de adaptação à realidade de distanciamento social e interrupção ou readequação de diversas atividades econômicas, o que gerou impactos de diferentes naturezas em diversas organizações. Neste contexto encontra-se a Feirarte Potiguar de Economia Solidária, coletivo formado por 20 empreendimentos econômicos solidários que produzem e comercializam artesanato e que, na realidade de pandemia, viram a necessidade de adaptação da comercialização para o ambiente virtual, o que realizaram por meio da criação de uma loja virtual. Esta pesquisa visa sistematizar a experiência de criação e implementação da loja virtual da Feirarte Potiguar de Economia Solidária no contexto da pandemia de Covid-19. Para tanto, foram realizadas entrevistas estruturadas e grupos focais com representantes de 12 grupos que compõem o coletivo. Os dados coletados foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a superação de limitações no uso das ferramentas virtuais; a criação da loja virtual como avanço no processo autogestionários; e a valorização da importância da assessoria técnica das instituições públicas que apoiam o empreendimento, tais como IFRN, UFRN e SETHAS/RN.

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Publicado

09-01-2022

Edição

Seção

Artigos