MOBILIDADE URBANA: UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA NA AVENIDA JOÃO MEDEIROS FILHO EM NATAL-RN

Antônio Francisco dos Santos Júnior, Gerson Gomes do Nascimento

Resumo


Na atualidade a mobilidade urbana se apresenta como um dos principais desafios das cidades que apresentam um considerável crescimento demográfico, o planejamento urbano por sua vez é peça chave do poder público para que seja oferecida uma mobilidade urbana de qualidade a população nas médias e grandes cidades no Brasil. Este trabalho analisa a questão da mobilidade urbana na Avenida Dr. João Medeiros Filho na Zona Norte de Natal uma vez que esta vem se tornando a cada dia um problema no que se refere à questão da mobilidade, principalmente para os moradores dessa área da cidade. Enquanto procedimentos metodológicos utilizamos pesquisa bibliográfica pertinente ao tema abordado, entrevistas formais, consultas a órgãos públicos de nosso interesse bem como trabalho in locus. Concluímos que a avenida ao longo do tempo se tornou uma das principais não só da Zona Norte, mas da cidade como um todo. Ressaltamos ainda que se faz urgente um processo de transformação nesta uma vez que o fluxo nessa área é crescente e sua infraestrutura não vem acompanhando a contento a dinâmica de mobilidade nesta área da cidade, fato que tem trazido consequências negativas à população ali residente e/ou que a utiliza em seu cotidiano.

Palavras-chave


Produção/Reprodução do Espaço. Mobilidade Urbana. Avenida João Medeiros Filho.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Josélia Carvalho de. Outra leitura “do outro lado”: O espaço da zona norte em questão. UFRN, Natal, 2004.

COSTA, Luzimar Pereira da. Análise da mobilidade urbana em Natal/RN a partir do uso de indicadores de sustentabilidade. Natal, 2014.

CHAVES, Monick Ezequiel. Zona norte de Natal: Uma análise sócio espacial da influência dos serviços Avenida Doutor João Medeiros Filho/ Monick Ezequiel Chaves- 2012.

GOMIDE, Alexandre de Ávila. LEITE, Sabina Kauark. REBELO, Jorge. Transporte público e pobreza urbana: um índice-síntese de serviço adequado.Brasília: IPEA, 2006 (Texto para discussão, n. 1209). Disponívelem:. Acesso em: 10 jan. 2015.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Política nacional de mobilidade urbana sustentável. Caderno cidades mobilidade urbana. Brasília: 2004.

LIMA, Pedro de. Natal século XX: Do urbanismo ao planejamento urbano. Natal (RN): EDUFRN, 2001.

QUEIROZ, Thiago Augusto Nogueira de. A produção do espaço urbano de Natal-RN: algumas considerações sobre as políticas públicas. Observatorium, v. 2, p. 2-16, 2010.

SOUZA FILHO, Newton de. Linhas de transporte na Zona Norte. Natal: Semob, 2015.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 1º ed. São Paulo: Hucitec, 1988.

SOUZA, Itamar de. Nova História de Natal. Natal: Diário de Natal, 2000.




DOI: https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2016.4716

Apontamentos

  • Não há apontamentos.