Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em SUBMISSÕES, na página SOBRE, assim como, segue a formatação/layout disponibilizado no arquivo do modelo.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto está em espaço 1,5; não utiliza espaçamento antes ou depois do parágrafo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ou negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O autor do artigo submeteu o texto ao processo de revisão de português e normas técnicas, incluindo revisão do Abstract, bem como do Resumen ou do Résumé.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (DOC ou DOCX).

Diretrizes para Autores

Para submissão de artigos, os autores podem realizar o download do modelo de submissão através do seguinte link: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/libraryFiles/downloadPublic/8

Os artigos submetidos para a GEOCONEXÕES deverão ser elaborados em conformidade com as seguintes diretrizes: 

O resumo do trabalho será escrito em português, inglês e em outra língua de origem latina. O título RESUMO (e suas correspondentes traduções) serão escritas em fonte Calibri, tamanho 12, maiúscula, negrito. O texto do resumo utilizará a fonte Calibri, corpo 10, alinhamento de parágrafo justificado, sem recuos à direita ou à esquerda e com espaçamento entre linhas SIMPLES. O resumo deverá conter o máximo de 250 caracteres, conforme norma da ABNT NBR 6028.

Use entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave, separando-as por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Letras iniciais minúsculas, exceto substantivos próprios e nomes científicos.

O formato da página deve ser A4, com orientação retrato e com as seguintes margens: superior: 2,5 cm; inferior: 2,5 cm; esquerda: 2,0 cm; direita: 2,0 cm.

Para o corpo do trabalho, utilizar a seguinte formatação - Fonte: Calibri; Tamanho da fonte: 12; Alinhamento: justificado; Espaçamento de texto: 1,5; Recuo de primeira linha: 1,25 cm.

O artigo deve conter o número mínimo de 15 e o número máximo de 20 páginas, incluindo as ilustrações e as referências. Para fins de editoração, não adicionar número de páginas.

Recomenda-se que o texto do artigo seja composto por INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS. Os autores estão livres para mudarem a nomenclatura dos tópicos quando for conveniente.

Os tópicos devem ser numerados seguindo uma ordem sequencial (Exemplo: 1. 2. 3...). O mesmo acontece com os subtópicos (1.1, 1.2, 1.3, 2.1, 2.2...).

Quanto às palavras em língua estrangeira, neologismos ou nomenclaturas científicas devem ser destacadas no corpo do texto em itálico.

As ilustrações apresentadas no trabalho (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outras), bem como as tabelas devem utilizar a mesma fonte (Calibri) e ser inseridas no corpo do texto, não excedendo suas margens. As ilustrações devem ser inseridas o mais próximo possível de suas citações no texto.

Quando citadas no texto, escrever a denominação da ilustração ou tabela com 1ª letra maiúscula e não abreviar. O título das ilustrações ou das tabelas devem vir inseridos na parte superior, com alinhamento centralizado, em negrito, tamanho da fonte 12 e numerados sequencialmente.

A Fonte deverá vir abaixo das ilustrações ou das tabelas, com apenas a 1ª letra maiúscula na palavra “Fonte”, em negrito, separado por dois pontos do texto que a segue (sem negrito), conforme exemplos acima. O texto deve seguir o padrão usado (Calibri), tamanho 10, e deve estar centralizado com a ilustração ou tabela.

Deixar um espaço de 1,5 cm antes e depois de qualquer ilustração ou tabela. As imagens devem ter resolução mínima de 300 PPI.

Nas Tabelas o tamanho da fonte do texto interno é 11, sem espaçamento entre as linhas.

Ao final do texto deverão aparecer as REFERÊNCIAS, utilizando o mesmo padrão do corpo do texto, espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Todas as referências colocadas no artigo deverão seguir a Norma da ABNT NBR 6023.

Informações importantes

O artigo deve apresentar até 5 autores, incluído autor e coautores. Todos os autores deverão ser incluídos no momento da submissão.

Os textos submetidos à revista Geoconexões deverão ser elaborados no Word e, preferencialmente, possuir formato DOC ou DOCX.

Os arquivos submetidos à revista deverão ter o tamanho máximo de 2 megabytes.

Avaliação por pares cega

Para garantir a avaliação por pares cega, o autor não deve haver nenhuma identificação dos autores no manuscrito enviado para avaliação.

É de responsabilidade do autor a conferência do artigo para que qualquer identificação de autoria tenha sido excluída, devendo ser substituída pelo literal "Autor" e "ano" - Ex: Autor (ANO) ou (AUTOR, ANO) - usados na identificação no início do texto, nas ilustrações, nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores, título do artigo, etc.

Para remover a identificação do autor, siga os seguintes passos:

  1. Com o artigo aberto no Word, clique no menu Arquivo;
  2. Em seguida, clique em Verificar se há problemas na aba Informações e, posteriormente, em Inspecionar Documento.
  3. Clique em Inspecionar na sequência. Será aberto uma nova janela, devendo selecionar a opção remover tudo, um botão localizado na lateral de Propriedades do documento e informações pessoais.
  4. Por fim, clique no botão Fechar e Salvar o documento.

Após o processo de avaliação, a decião editorial emitida pode ser por aceitar, correções obrigatórias, submeter novamente para avaliação ou rejeitar o documento.

Os artigos que, após avaliação, estiverem na condição de correções obrigatórias, terão um prazo de até 30 dias contados da decisão editorial.

Análise de plágio

Os trabalhos submetidos à avaliação na Geoconexões passarão por revisão em programa gratuito para detecção de plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores.. A plataforma utilizada é o ithenticate.

ARTIGOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.