ANÁLISE DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM MPES: ESTUDO DE CASO DA CACHAÇA EXTREMA

Jéssica Barros da Silva Rocha, Gerda Lucia Pinheiro Camelo

Resumo


O comércio exterior existe desde o início das civilizações e se justifica devido às diferenças existentes entre os países, o que possibilitou diversos acordos ao longo da história e a busca por vatagens competitivas. No mundo globalizado atual, tais diferenças e arranjos ganharam novas formas e tendências, empresas de todos os portes lidam com o comércio exterior e sua crescente relevância para sua sobrevivência em diferentes escalas, inclusive em seu mercado doméstico com a concorrência internacional. Este trabalho objetiva mostrar a importância do conhecimento acerca do processo de internacionalização para a inserção de uma empresa no mercado externo, vislumbrando a realidade das micro e pequenas empresas dentro deste cenário e como tal conhecimento é ainda mais crucial para estas. Para tal, a metodologia utilizada é composta por uma pesquisa intervencionista, que proporcionou maior diálogo com o objeto de estudo, e um estudo de caso de um produto, a Cachaça Extrema, que uma empresa potiguar de pequeno porte está internacionalizando.

PALAVRAS-CHAVE: Comércio exterior. Internacionalização. Micro e pequenas empresas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15628/empiricabr.2010.499



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