PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA DISCUSSÃO ABERTA NO ÂMBITO DO IFRN
Moysés Souza Filho

Última alteração: 2013-06-22

Resumo


A partirdo ano de 2009 o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RioGrande do Norte-IFRN completou um ciclo de debates, estudos, pesquisas eproposições que se iniciaram no ano de 1994 e que culminaram com a elaboraçãodo documento base do projeto politico pedagógico em 2012. Os Núcleos centraisestruturantes-NCE’S dos diversos componentes curriculares tiveram a missão deelaborar as suas propostas pedagógicas articuladas com os princípios do projetopolitico pedagógico. Desse modo, a Educação Física passou a ter uma identidade pedagógicaprojetada na sua proposta curricular. A partir de então, novas experiênciaspedagógicas com a Educação Física estão sendo desenvolvidas no âmbito do IFRNnos diversos câmpus. Nesse sentido, trazemos a experiência pedagógica que estásendo desenvolvida no campus Natal Zona Norte para apresentar e discutir apossibilidade de ampliar a condição pedagógica da Educação Física além da perspectivado esporte competição com o objetivo de integrar o componente ao projeto politicopedagógico institucional na perspectiva teórico metodológica do currículo educacionalcom a identidade pedagógica da Educação Física fundamentada na teoria pós-criticado currículo (SILVA, 2010).

Palavras-chave


Educação Física, Componente Curricular, Cultura corporal de Movimento, Teoria pós-critica.

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