Última alteração: 2013-06-22
Resumo
O ser humano primitivo aprendeu retirar da natureza o que era necessário para sua sobrevivência ao deixar de ser nômade, sendo fundamental a compreensão do manejo dos recursos naturais em seu entorno. Objetivou-se com este estudo, resgatar, identificar, sistematizar e valorizar o saber tradicional cultural sobre o solo e o ambiente o qual estão inseridos os agricultores da comunidade Pedro Ezequiel, município de Ipanguaçú - RN, inter-relacionando-o com o conhecimento gerado no meio científico através do estabelecimento de metodologias participativas a partir de uma reflexão dialogada com os agricultores. Estes foram capazes de distinguir, identificar e nomear os ambientes e os diversos solos ali encontrados. Ao fazerem a distinção dos ambientes os agricultores dividiram a comunidade entre a várzea e o tabuleiro, identificando ainda variações de solo dentro desses ambientes. Na Várzea foram feitas distinções entre a Várzea argilosa e a Várzea ariscada; no Tabuleiro foram identificados os Tabuleiros branco e vermelho e piçarro.
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