PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
CENTRO DE COMPETÊNCIA EM SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
Max Miller Silveira, Moises Cirilo Brito Souto, Anderson Manoel Araujo Oliveira, Felipe Oliveira Tavares, Gabriel Souza, Juscelino Araújo

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


Este artigo analisa a construção de centros de competências em software livre no sentido de aperfeiçoar e promover a disseminação de cultura do conhecimento livre; e melhor direcionar os estudantes dos cursos de computação aos perfis profissionais que o mercado espera, introduzindo o estudante desde cedo nas diversas áreas de atuação, através de ações de ensino, extensão e pesquisa. Para tanto, apresentar-se-á ensaios sobre uma abordagem metodológica de ensino que não seja baseada no modelo tradicional (punitivo e repressor). Nessa perspectiva, a metodologia que se apresenta através desses centros, embora não seja nova, rompe com o modelo tradicional, através de atividades baseadas no estimulo lúdico e construção colaborativa do conhecimento, sendo o indivíduo estimulado a ser consumidor e produtor de conhecimento.  Tais abordagens permeiam-se no desenvolvimento colaborativo de software de código aberto, que revolucionou a engenharia de software e culminou no desenvolvimento do Linux.

Palavras-chave


Educação, Software Livre, Centro de Competências, Desenvolvimento

Texto completo: PDF


Incluir comentário