Tamanho da fonte:
A representação feminina em propagandas de cerveja: Um estudo das campanhas divulgadas entre 1993 e 2013.
Última alteração: 2013-06-24
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo averiguar e discutir a imagem da mulher nas propagandas de cerveja, analisando desde a essência das propagandas até o efeito de sentido repassado para o público buscando identificar como isso influi na sociedade. Dessa forma, abordaremos a utilização da figura feminina, a forma como ela é apresentada, ou seja, seu estereótipo. Para realizarmos o estudo tivemos como fonte de pesquisa revistas informativas e sites da internet, nos quais coletamos 90 propagandas de cerveja publicadas entre 1993 e 2013. Para conduzirmos a análise buscamos refletir sobre os conceitos de publicidade e propaganda, assim como dos aspectos linguísticos presentes em tais textos e a construção da identidade feminina nas campanhas citadas. A análise dos dados aponta para uma valorização do consumidor masculino, por meio de uma imagem feminina que muitas vezes não reflete a essência das brasileiras, excluindo a sua capacidade intelectual e enfatizando as características físicas da mulher.
Palavras-chave
propagandas de cerveja; representação feminina; valorização do público masculino.
Texto completo:
PDF
Comentários sobre o trabalho
-
RhveYiQkaUgFvKc
(1 Resposta)
"samuel" (2015-05-03) -
WlMQCzVNxdwf
(2 Respostas)
"matt" (2015-08-13) -
Just want to say Hi!
"Juli" (2022-10-06)