PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
Elaboração de um mapa de risco de um laboratório de ensino de química: praticando o conhecimento aprendido em sala de aula.
Allan Nilson de Sousa Dantas, Kidja Maria Ramalho Frazão, José Edvaldo Soares de Lima Pinto, José Jacson Ramalho Costa, Elis Betania Guedes Costa, Cleonilson Mafra Barbosa

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


Os locais de trabalho de um profissional em química apresentam uma série de fatores de risco. Isto gera a necessidade de utilização de equipamentos de proteção individual ou coletiva. Mapas de risco se apresentam como importantes medidas preventivas de acidentes em ambientes de risco. Nesta perspectiva, a utilização de um mapa de risco é de fundamental importância dentro de um laboratório de química, seja este de ensino, pesquisa ou práticas de uma empresa privada. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os procedimentos adequados para construção de um mapa de risco, demonstrando quais os fatores de risco envolvidos no cotidiano do estudante e/ou profissional de química, de modo que este trabalho possa ser utilizado como material de apoio para outros possam utilizá-lo para elaborar mapas de risco de seus locais de atuação.


Palavras-chave


Ergonomia, análise e identificação laboratorial, mapa de risco.

Texto completo: PDF

Comentários sobre o trabalho

  • eebest8 (2 Respostas)
    "fiverr eebest8" (2015-06-11)
Visualizar todos os comentários  |  Incluir comentário