PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
LUDO QUÍMICO: UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA.
Ana Fátima Costa

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


Os materiais didáticos são ferramentas essenciais para o processo de ensino-aprendizagem e o jogo didático pode ser uma alternativa viável para auxiliar tal aprendizagem. Este artigo tem como objetivo discutir as etapas do projeto, produção, aplicação e avaliação da proposta do jogo Ludo Químico para o ensino da tabela periódica, promovendo uma discussão sobre o impacto realizado pelo jogo entre os alunos. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é um uma das causas do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos.. Concluímos que com a utilização do jogo Ludo, para ensinar aos alunos as propriedades periódicas, os mesmos se mostraram estimulados para desenvolver a atividade. Percebeu-se que pouco foram as dificuldades encontradas pelos alunos, apenas em alguns momentos quando alguma das perguntas se tratava de raio atômico. Os jogos didáticos são uma opção muito importante que o docente pode utilizar em sala de aula, pois quando os alunos estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil o processo de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


Jogos didáticos, ludo químico, tabela Periódica.

Texto completo: PDF


Incluir comentário