PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
Percepção dos moradores das comunidades rurais da microrregião do vale do Açu-RN sobre a qualidade da água e os seus principais problemas.
Cleonilson Mafra Barbosa, Gisiliana Oliveira Barbosa, Rita de Cássia Oliveira Medeiros, Adriano Soares Carvalho, Wellington Jefferson Oliveira Silva

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


O foco principal da exigência sobre a qualidade da água é a proteção à saúde pública, em virtude das condições básicas de saneamento e saúde serem questões indissociáveis, principalmente no tratamento da água e de esgoto. Neste meio, milhões de pessoas vivem em condições precárias de saneamento e saúde, o que resulta no acometimento de doenças transmitidas pela má qualidade da água. Isso se dá devido a vários motivos, como o não tratamento da água por uma estação de tratamento especializada, a ausência de tratamento de água e pelo consumo de água contaminada.Dessa forma, o papel essencial da água não está vinculado ao suprimento das necessidades da população e sim como uma das principais causas para a condução de doenças, chamadas assim de doenças de veiculação hídrica, como: cólera, febre tifoide, hepatite A e dentre outras. Nesse sentido, buscou-se avaliar a percepção dos consumidores das zonas rurais da microrregião do Vale do Açu/RN: Açu, Ipanguaçu e Itajá, a respeito da água e seus principais problemas, já que a ausência de saneamento básico e a falta de tratamento de água quase sempre foram evidentes, expondo a população em risco, devido à contaminação da mesma por microrganismos patogênicos. Utilizou-se a aplicação de questionários com a finalidade de construir um contexto geral das três localidades, onde se constatou a falta de conscientização dos próprios moradores no que diz respeito à poluição de rios ou lagos que fornecem água, o que pode acarretar diversos problemas relacionados à ingestão de água contaminada, já que muitos moradores ainda dispõem diretamente da mesma para o suprimento de suas necessidades.

Palavras-chave


microrregião, saneamento, tratamento, veiculação hídricae zonas rurais

Texto completo: PDF

Comentários sobre o trabalho

Visualizar todos os comentários  |  Incluir comentário