Última alteração: 2013-06-24
Resumo
A estatística, na atualidade, tem contribuído de forma bastante significativa para o processo de tomada de decisão, uma vez que é fundamental para análise de informações de forma consistente e fidedigna. Logo, essa ferramenta pode ser utilizada onde houver incerteza, e é imprescindível para profissionais tanto da iniciativa privada, quanto do governo e pesquisadores. Diante disso, este artigo estuda, através de uma análise estatística, as relações existentes entre os diferentes níveis educacionais e o crescimento econômico de alguns municípios do Rio Grande do Norte. Para isso, considera as relações existentes entre as variáveis “nível escolar”, “dados econômicos” e “produto interno bruto”, variáveis essas, coletadas dos cento e sessenta e sete municípios do Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2010, resultado de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Espera-se com isso, apontar as possíveis correlações entre essas variáveis, assim como pontos positivos e negativos dentro do nosso estado. Acreditamos que esses dados e informações estatísticas consigam estabelecer um retrato crítico da realidade socioeconômica da região que possa melhor orientar a aplicação dos recursos públicos para o desenvolvimento do estado e da população. Diante da importância do assunto, este trabalho não se esgota aqui. Ele é a nossa contribuição para posteriores estudos que venham a enriquecer o tema, lançando mão de novas informações estatísticas sobre o estado do Rio Grande do Norte.
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