PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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POLÍTICAS/PROGRAMAS DE INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANALISE SOBRE A EFETIVIDADE DO PROEJA FIC NO CURSO DE INSTALAÇÕES PREDIAIS DO IFRN CAMPUS MOSSORÓ
Izilmara Cristna Lopes Medeiros

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


Os documentos norteadores da Educação de Jovens e Adultos - EJA, a saber, a LDB (1996), o Parecer CNE/CEB 11/2000 e a Resolução CNE/CEB 1/2000, consubstanciados pela Constituição Federal de 1988, explicitam o direito ao acesso à educação daqueles que, por motivos diversos, não puderam estudar na idade regular.  É nesse cenário que nos propomos refletir sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA - FIC de nível fundamental, como estratégia de combate à pobreza, à exclusão social e à qualificação profissional. Esse Programa foi criado em 2005, na rede federal de ensino e, posteriormente, em 2006, foi ampliado no que diz respeito à origem das instituições que podem ser proponentes de cursos, permitindo sua adoção pelos sistemas de ensino estaduais, municipais e pelas entidades de serviço social, aprendizagem e formação profissional. Para a concretização do nosso objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental. Mediante nossas análises, constatamos que a EJA se configura com uma modalidade de ensino imprescindível para a inclusão e a diminuição da vulnerabilidade social na qual este segmento está inserido, bem como representa o reconhecimento de uma dívida social que o Brasil tem com esse coletivo.


Palavras-chave


EJA, PROEJA FIC, inclusão, educação

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