PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
Projeto de Curso de Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade em uma Perspectiva Transdisciplinar
Monica de Jesus Lopes, Samir Cristino de Souza

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


Ao longo das décadas, com inúmeros desequilíbrios ambientais ocorrendo em todo o planeta, houve a necessidade de que as várias áreas do conhecimento passassem a adquirir um pensamento holístico, não se restringindo apenas as partes, mas contemplando a natureza na sua totalidade, inclusive o homem como parte integrante dela. É nesse contexto que a educação atua como uma fonte formadora de indivíduos comprometidos com uma causa maior que somente os arredores das suas casas, mas sim a rua, o bairro, a comunidade e os vários ecossistemas existentes no planeta.

Para tanto, é fundamental a adoção de uma visão Transdisciplinar do ambiente, que leve o aluno a derrubar os muros que separam a natureza do restante de seu ambiente; que possibilite uma vivência prática do conhecimento, fazendo com que crianças e jovens passem a admirar e criar laços com a bioregião onde vive. Portanto, este projeto é de grande relevância para as áreas de ensino, pesquisa e extensão do IFRN e justifica-se pela contribuição na atualização da formação dos professores e equipe pedagógica que atuam no ensino fundamental.


Palavras-chave


educação ambiental, sustentabilidade, transdisciplinaridade.

Texto completo: PDF

Comentários sobre o trabalho

Visualizar todos os comentários  |  Incluir comentário