PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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Propriedades coligativas: aprendizagem de conteúdos conceituais numa perspectiva sócio-interacionista
Antonia Vanúzia Nunes da Silva Araújo, Susie Taís Gameleira, Ana Clara de Oliveira Melo, Abigail Noádia Barbalho da Silva

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


Esse artigo é uma pesquisa qualitativa, baseada no método da pesquisa-ação, cujo objetivo principal foi analisar os resultados de aprendizagem de conhecimentos conceituais relacionados ao tema Propriedades Coligativas, considerando dinâmicas de grupo como estratégia de aprendizagem. A pesquisa foi realizada no contexto do estágio supervisionado de regência, na turma do 2º ano do Ensino Médio. A escola-campo está situada na cidade de Taboleiro Grande/RN (Brasil). Dois questionários foram aplicados para identificar os conhecimentos dos estudantes. O primeiro questionário foi aplicado antes das dinâmicas de grupo (pré-teste), e procurou identificar os conceitos prévios sobre propriedades coligativas, soluto, solvente, pressão e temperatura. O segundo questionário foi aplicado após a dinâmica de grupo (pós-teste), buscando identificar o desenvolvimento da aprendizagem sobre os mesmos conceitos, além de incluir duas perguntas auto avaliativas sobre o método de ensino. As respostas dos alunos foram comparadas, levando à conclusão de que a apropriação de conceitos científicos em química, além de depender do desenvolvimento de habilidades cognitivas dos envolvidos, requer contínua revisão no planejamento de ensino-aprendizagem para dirimir possíveis deficiências de aprendizagem por parte daqueles que se apropriaram desses conceitos de forma inadequada.


Palavras-chave


ensino-aprendizagem, conceitos científicos, dinâmicas de grupos, propriedades coligativas.

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