PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
Aprendendo Matemática com ajuda dos outros
Natália Caroline Sarmento

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


Este artigo visa ajudar a demonstrar através de sugestões como poderiam ser superadas as dificuldades no ensino da Matemática, sabendo que o objeto de estudo, a turma I do Curso Integrado em Alimentos 20101.1.9410.M do IFRN- Campus Pau dos Ferros, reflete várias outras pelo país. O estudo em análise observou alunos de uma turma para saber onde se encontra a dificuldade na Matemática para podê-los ajudar, após um questionário descobriu-se que a mecanicidade do sistema de ensino era a principal barreira enfrentada pelos estudantes.

Ademais, foram realizadas leituras de apoio para planejar qual a melhor forma de transpor o conhecimento; criou-se, então, um ambiente dinâmico para quais os exercícios inseridos tivessem envolvimento com o cotidiano deles, essa foi uma das alternativas para diminuir esse labirinto educacional. Além disso, o uso da tecnologia, jogos e prática de exercícios constantes provocou uma queda no quadro de debilitação existente. A ideia central do projeto é que após o termino das aulas o interesse na Matemática surja do aluno e que a disciplina deixe de ser estigmatizada.


Texto completo: PDF


Incluir comentário