PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA NO BRASIL: ENTRE O TECNICISMO E O HUMANISMO
Benedito Ferreira da Silva Neto, Georgiana Soares Leandro, Rômulo Galdino da Rocha Lima, Francisco das Chagas Silva Souza

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


Neste artigo, discutimos a formação dos profissionais das Engenharias no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir do desenvolvimento de projetos de iniciação científica no campus Mossoró do IFRN, em 2012-2013, cujo objetivo é analisar a inserção de bacharéis de engenharia na área da educação. Um histórico sobre a Engenharia no Brasil nos mostra que as primeiras escolas dessa área do conhecimento foram criadas, no Brasil, há pouco mais de um século e que seguem até hoje o tecnicismo e o pragmatismo herdados dos modelos dos cursos existentes na Europa e que foram transplantados para o nosso país. Baseados nisso, defendemos a necessidade de uma maior abertura dos cursos de formação de engenheiros para as Humanidades, haja vista o importante papel que esse profissional exerce na sociedade.

Palavras-chave


Formação profissional, história da engenharia, tecnicismo, tecnologia.

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