PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
Criação de simuladores educacionais na disciplina de Física
Santos Clara Santos

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


Atualmente, os alunos desde cedo são inseridos num arsenal de tecnologias que a cada dia se renova, como vídeos games, celulares, tablets, laptops, netbooks entre outros, com isso eles adquirem uma mentalidade diferente e jeito de aprender ímpar típico da geração. Assim, esses alunos sentem menos dificuldades em aprender num ambiente virtual, sentindo-se bastante confortáveis até motivados, visto que, já estão inseridos na realidade desse mundo. Assim percebemos a necessidade de atualizar o método de ensino na disciplina de física, inserindo essa prática ao mundo virtual dos alunos, melhorando a visualização dos conceitos físicos geralmente considerados abstratos e de difícil visualização. Com isso este trabalho consiste na criação e utilização de simuladores educacionais como ferramenta pedagógica.  Através dos simuladores, é possível reproduzir conceitos e fenômenos físicos, tornando-os mais eficientes do que simulações que apenas representem modelos descritos, melhorando assim o ensino/aprendizagem.


Texto completo: PDF


Incluir comentário