PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
Analise histórica do realismo russo no início do século XIX
Alberes Santos Araujo, Alberes Santos Araujo

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados preliminares do projeto de pesquisa Metalinguagem e teatralidade na obra dramatúrgica de Nikolai Gógol. O projeto pretende realizar uma análise interpretativa da obra dramatúrgica completa de Gógol, buscando compreender de que maneira a metalinguagem e a teatralidade estão presentes nela. Além disso, busca investigar os referenciais teóricos que tratam do conceitos de metalinguagem e teatralidade, estabelecendo um diálogo entre esses conceitos e a obra do dramatúrgico. Por ser considerado um dos melhores escritores russos, da primeira metade do século XIX, conforme Cavaliere (2009) e Picon-Vallin (1980), o dramatúrgico ucraniano Nikolai Gógol foi escolhido para a realização dessa investigação. A pesquisa parte de uma análise bibliográfica, sobre a Rússia do século XIX e, biográfica sobre o dramaturgo. O trabalho no momento encontra-se em fase de pesquisa bibliográfica sobre o contexto histórico da Rússia do século XIX e sobre a obra do autor. Os estudos sobre o contexto histórico nos apontam para uma Rússia que valorizava a cultura. Os artistas por sua vez utilizavam a arte como mecanismo de questionamento sobre os rumos que a sociedade russa tomava, sobre a maneira como a política era conduzida. Até o momento apenas uma das peças de Gógol foi lida O Inspetor Geral, que aponta para uma tendência do dramaturgo para sátira-social e para a crítica a aspectos políticos de seu país. Expondo as fraturas de sua sociedade Gógol torna sua obra universal por tratar de temas pertinentes a qualquer cidade e/ou país, principalmente os subdesenvolvidos, onde os governantes são facilmente corrompidos.



Palavras-chave


Nikolai Gógol, Literatura Russa, Dramaturgia

Texto completo: PDF


Incluir comentário