PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: NECESSIDADE DE APRENDER NOVA FORMA DE ENSINAR
Ana Fátima Costa, Jackson Silva Santos, Daguia Medeiros Silva, Fabiana Borges Oliveira, Jakelyne Araújo Azevedo, Francilene Cunha Santos

Última alteração: 2013-12-12

Resumo


A Educação Inclusiva contempla à heterogeneidade inerente à espécie humana, busca alcançar e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a fomentar a aprendizagem e o crescimento pessoal de todos. É unanime a visão de diversos autores sobre o tema educação inclusiva no tocante a necessidade de capacitação continuada dos docentes. Nem todas as instituições oferecem qualificações eficazes para os profissionais, entretanto esse não é o único problema, os professores necessitam perceber como devem aprender e lidar com as limitações dos alunos portadores de necessidades especiais. Leis são criadas para dar suporte ao ensino inclusivo, algumas dessas são descritas no trabalho, todavia não garantem a eficácia da inclusão. Visando refletir sobre a relação existente entre pesquisa e a formação docente, no âmbito da educação inclusiva o presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico especializado sobre a formação do professor de Química frente à Educação Inclusiva.


Palavras-chave


Educação inclusiva, portadores de necessidades especiais, formação docente.

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