PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
A INTERAÇÃO NA APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM PAU DOS FERROS
Isis Gomes de Oliveira, Ednaldo de Paiva Pereira

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


As ciências exatas são indiscutivelmente importantes e indispensáveis à compreensão dos processos, que se relacionam de forma a explicar a teoria do que acontece ao nosso redor numa abordagem matemática. Assim, esse trabalho objetiva apontar alguns caminhos para que a interatividade seja desenvolvida nas disciplinas Matemática, Física e Química facilitando, dessa forma, o processo de aprendizagem dos estudantes facilitadores desse estudo. Optamos por essa temática devido ao fato de constatarmos inúmeras dificuldades provindas, em geral, da falta de base dos estudantes nessas disciplinas, de forma mais específica na matemática, em que se encontra a maior parte dos cálculos. Os quadros da pesquisa que abordam esta questão gerou a necessidade de atitudes pedagógicas contribuindo para melhores resultados dos estudantes. Os quadros de suporte ao texto se referem às notas bimestrais do 1º e 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, Turma “I”, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte do Campus Pau dos Ferros. Através da análise dos dados, evidenciou-se a problemática que traduz a alternativa seguinte de aplicação de aulas que se mostrem interativas no que se refere às disciplinas objeto de estudo, por meio da formação de grupos de estudo, de forma a aperfeiçoar a compreensão das disciplinas contribuindo, desse modo, para ajudar aqueles que têm apresentado dificuldades de aprendizagem.


Palavras-chave


atitude pedagógica; interatividade; ciências exatas

Texto completo: PDF


Incluir comentário