Última alteração: 2013-06-23
Resumo
As manifestações lúdicas indígenas com seus rituais, letras e melodias, juntos com os gestos corporais, são constituintes das expressões artístico-culturais e do imaginário coletivo da infância norte-rio-grandense. O estudo tomou a seguinte questão como norteadora: quais os brinquedos de influência indígenas que são preservadas na memória e nas tradições da cultura lúdica do Rio Grande do Norte? O objetivo principal foi revelar a contribuição da cultura lúdica indígena na formação do repertório a ludicidade infantil, a partir do levantamento e registro da memória da cultura lúdica tradicional. O estudo realizou uma abordagem etnográfica, através da observação das vivências lúdicas tradicionais em comunidades rurais e urbanas do Rio Grande do Norte. Os costumes, as tradições infantis, os hábitos foram objetos de registro. Além da observação, os procedimentos da história oral foram utilizados como estratégia de coleta de informações junto às pessoas devidamente identificada em um estudo exploratório, e que guardavam na memória registros da sua infância. Após a incursão e o tratamento das informações, o repertório de brinquedos identificados foi relacionado com os estudos que registraram, em outras regiões do país, os brinquedos e jogos indígenas. Este procedimento teve a finalidade de identificar, dentre do universo pesquisado, o brinquedos que eram de origem indigna ou que sofreram influência em seu processo de ressignificação na cultura potiguar.
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