PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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Representações conceituais da Química pelos discentes do 1º ano do ensino médio
Antonia Vanúzia Nunes da Silva Araújo, Ana Clara de Oliveira Melo, Abigail Noádia Barbalho da Silva, Caio Patrício de Souza Sena

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


O presente trabalho tem por intuito investigar os conceitos e opiniões dos alunos de primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual José Cláudio Alves sobre a Química visualizada como ciência. Visto que a aprendizagem dos conceitos é uma das grandes dificuldades enfrentadas no ensino de química, assim como as de relacionar o mundo macroscópico com o microscópico, de correlacionar o que se aprende em sala de aula com o cotidiano dos alunos, entre outras. Vale salientar que há várias críticas ao ensino de química que se caracteriza como “memorístico” porque os conteúdos são apenas ministrados sem levar em consideração as opiniões dos alunos, as interações entre o professor e os alunos ou mesmo na identificação sobre o que os alunos conseguiram assimilar ou não. Ressalta-se ainda, que por inúmeras vezes os conteúdos não são tratados como forma de explicar acontecimentos que podem ser explicados cientificamente e que estão relacionados direto ou indiretamente aos alunos. Assim, este estudo enquadra-se como uma pesquisa quantitativa e qualitativa por conter dados percentuais e por analisar estes dados descrevendo e comparando os conceitos de química do material didático utilizado pela escola com os conceitos que os alunos possuem.

Palavras-chave


Conceito, química, ensino, aprendizagem.

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