Última alteração: 2013-06-23
Resumo
A logística reversa é uma ferramenta que tem sido cada vez mais difundida no meio empresarial, devido ao ápice que encontra-se o consumismo atualmente. Seu conceito de reinserir o produto pós-consumido no fluxo produtivo novamente, reaproveitando assim aquele material que antes era descartado, tem sido utilizado por diversas empresas que buscam crescer de maneira sustentável. Nesse estudo, analisamos o modelo de fluxo reverso da empresa Moura, especializada em produção e venda de baterias no mercado sul-americano. O método utilizado para a realização desse trabalho abrangeu as técnicas de análise de conteúdo, entrevistas e levantamento, com o objetivo de explorar a técnica de Logística reversa da empresa, expondo os objetivos estratégicos da empresa, os procedimentos empregados, os recursos disponibilizados, os indicadores dos processos de retorno e os destinos dos produtos retornados. Com base na investigação realizada, concluímos que o principal fator motivacional da implantação da logística reversa na empresa de baterias Moura é a competitividade ambiental, e que a falha de informação para o consumidor gera um déficit na logística reversa, devido a carência no âmbito da difusão da educação ambiental por parte da Moura.
Palavras-chave
Incluir comentário