PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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AS RELAÇÕES SEMÂNTICAS SINALIZADAS PELA CONEXÃO NOS TEXTOS DOS ALUNOS DO CURSO FIC – NOVA CRUZ
Elis Betânia Guedes da Costa

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


Este trabalho é o resultado de nossa experiência no decorrer do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Linguagem e Argumentação realizado no IFRN - Câmpus Nova Cruz. No que concerne à metodologia, nossa pesquisa segue uma abordagem qualitativa de natureza interpretativista Temos como objetivos identificar e analisar a sequenciação por meio de conectores recorrentes em produções textuais de alunos do curso supracitado, que permitem a conexão, como também, mostrar como a sequenciação auxilia na progressão textual e na construção de sentido. Estabelecemos como hipótese que muitos alunos apresentam dificuldades quanto ao uso de mecanismos coesivos de sequenciação em textos escritos. Para realizarmos esta pesquisa, fundamentamo-nos nos estudos de Antunes (2005) e Koch (1999, 2010). O corpus é composto por 13 (treze) textos, do gênero Carta Aberta, os mesmos foram codificados e em seguida analisados. Dessa forma buscamos identificar a função assumida pela sequenciação no corpus em questão, assim como as dificuldades apresentadas pelos alunos quanto ao uso desta. Os dados coletados confirmam esta hipótese, pois as análises realizadas apontam para essa dificuldade, o que implica dizer que através desse estudo também podemos colaborar para a formatação de tal curso e elaboração de material didático dos cursos seguintes.

Palavras-chave


coesão textual; sequenciação; conectores; relações semânticas; Carta Aberta.

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