PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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Brincando nos campos de sal: Work in Process no teatro escola.
Rummenigge Medeiros Araújo, Thâmara Munique Cunha

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


O fazer teatral na escola é sempre um processo de aprendizado e um campo amplo para experimentações cênicas, exercícios e exorcismos de couraças pessoais. Longe de ser apenas um processo lúdico, terapêutico ou uma livre plataforma para serem trabalhadas outras questões que excedem a arte teatral e sua finalidade, o teatro é, por excelência, seu próprio objeto de estudo e também o seu processo resultante dos encontros e das interações humanas. Por lidar com questões inerentes a existência e a comunicação humana, logicamente, outros fatores pessoais, íntimos, coletivos e inerentes a um determinado grupo acabam por também surgir e fazer parte do processo-produto, uma vez que na contemporaneidade não se separa o artista de seu discurso, o material vital e íntimo de sua produção artística e consequentemente, não se encerram e nem se esgotam as propostas criativas. Nessa perspectiva, esse presente artigo, traz um relato analítico, descritivo e sintético do processo de criação vivenciado durante os ensaios do espetáculo “As Meninas de Lis na Terra do Sal”. Primeiro espetáculo de criação coletiva, conduzido a partir das técnicas de improvisação a partir do texto, que se torna obra e fundante do primeiro e oficial grupo de Teatro do IFRN - Câmpus Macau, “Os Bardos”.



Palavras-chave


Work in Process, Improvisação, Jogo, Teatro Contemporâneo, Teatro na Escola.

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