PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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FATORES QUE DIFICULTAM OU FACILITAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA VISÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM MOSSORÓ/RN
Jose Araujo Amaral

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


A compreensão dos fenômenos evolutivos é apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) como fundamental para promover análises e reflexões que desenvolvem o espírito crítico daqueles que a estudam, ajudando, portanto, na formação da plena cidadania. Estudos na área pedagógica com professores de biologia têm demonstrado que existem vários aspectos que dificultam o que preconizados os PCN’s. Existem dificuldades de aprendizado relacionadas ao caráter abstrato e complexo do conteúdo, à forma como é apresentado e do tempo destinado ao seu estudo. Existem também dificuldades inerentes à formação do professor, tanto do ponto de vista de rigor conceitual como de domínio metodológico e abordagem integrada. Há também as interferências no processo de ensino-aprendizado de Evolução decorrentes das convicções religiosas dos professores, que muitas vezes podem interferir nas opções da abordagem desse tema. Nosso trabalho enfoca o levantamento das percepções de professores de biologia do ensino médio de nossa cidade quanto a fatores que facilitam ou dificultam o ensino de Evolução, além de identificar as principais ferramentas pedagógicas adotadas para o ensino deste assunto. Verificamos ainda a visão dos professores quanto à possibilidade, ou o momento certo, de se trazer o debate ciência versus mito religioso no espaço da sala de aula, e levantamos a opinião dos mesmos sobre a interferência das suas crenças religiosas nas opções quanto ao ensino de Evolução. Finalmente, inquerimos os professores sobre o conhecimento da teoria do Design Inteligente, e da sua possível adoção em aula, como alternativa ao ensino do evolucionismo.


Palavras-chave


ensino de evolução; evolução biológica e ensino; ensino de evolução e religião.

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