PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
Elaboração de material didático utilizando-se músicas para o ensino de língua estrangeira voltado para alunos do 1 º ano do ensino médio
Ewerton Lima Rangel

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


O presente artigo tem por finalidade pesquisar como músicas atuais podem ser agregadas no ensino da Língua Inglesa a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Quanto à metodologia de investigação, utilizaram-se diversos textos, e complementadas por atividades audiovisuais, uso de novas tecnologias, bem como atividades lúdicas. Foram aplicados alguns procedimentos teórico-metodológicos tais como análise de conteúdo de livro didático e suas respectivas unidades, onde havia várias atividades de “listening”, as quais abordaram vários temas referentes ao cotidiano dos alunos e foram realizadas em grupo, pares ou individualmente. A partir da análise, evidenciou-se o papel da música na aprendizagem efetiva, com a pretensão de despertar o interesse dos estudantes do ensino médio para a pesquisa científica além de produzir recursos didáticos para serem utilizados na sala de aula, oportunizando assim, novas perspectivas de bons resultados e melhorias na qualidade do ensino levando a uma melhor aprendizagem e domínio na aquisição da habilidade de compreensão auditiva. Pode ser difícil encontrar tempo para aprender Inglês ou melhorar suas habilidades no idioma. Contudo, dominar um idioma requer tempo e esforço, sendo assim, atividades com música podem promover um maior entrosamento entre o professor e o aluno criando um clima favorável e uma efetiva aprendizagem.


Palavras-chave


língua inglesa, material didático, música.

Texto completo: PDF


Incluir comentário