PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
O USO DA ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO À CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Izael Effemberg da Costa

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


O principal objetivo da robótica educacional é promover estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, programação, eletrônica,mecânica, entre outros. A iniciativa estimula a criatividade e a inteligência dos alunos e promove a interdisciplinaridade. Usando ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação. A proposta desse trabalho, no entanto, é criar um ambiente educacional gratuito para os Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN) lançando-se mão de insumos providos pelo framework Arduino. Esse framework, por sua vez, vem sendo bastante utilizado em substituição a outras propostas disponíveis no mercado, e que na maioria das vezes, encarece o projeto, tornando algumas propostas inviáveis. A vantagem do projeto aqui apresentado em relação a outros correlatos, é que todos os protótipos educativos serão desenvolvidos pelos alunos do próprio Instituto Federal. Serão criados dois ambientes para torneios entre os alunos (sumô e a corrida de robôs), que servirá de base de estudo e preparação para participação dos mesmos nas olimpíadas nacionais de robótica.

Palavras-chave


robótica, educação, arduino.



Incluir comentário