Última alteração: 2013-06-23
Resumo
O ensaio discute uma proposta para o trabalho com atividades interdisciplinares envolvendo a Física e a Arte das Revistas de Histórias em Quadrinhos – HQs/Gibis, revista essa criada e desenvolvida pelo aluno ZUMBA e Dr. Zanoni. Além da discussão de aspectos históricos epistemológicos e culturais, fazendo uma ponte entre as duas culturas, e uma critica a educação, considerada, segundo Paulo Freire, educação bancária, alienadora, adotada no País, por uma grande parte dos professores. O ensaio ressalta a importância da física na construção de um diálogo inteligente com o mundo. Essa Física deve contemplar conteúdos históricos, filosóficos e culturais do sujeito, mediados pela literatura de HQS. Além de permitir uma forma alternativa de ensino, a ponte entre Física e Gibis pode contribuir para amenizar a crise e as dificuldades para a Interdisciplinaridade, assim como, para uma educação problematizadora, dialogada, até para a utilização dos temas geradores e contextualização, ferramentas, essas, que contribuem, desde que bem elaboradas, para uma educação eficaz. O objetivo é contribuir para a divulgação da ciência levando informação científica e tecnológica, unindo o lúdico, o científico e a ficção em uma abordagem diferenciada dos livros didáticos. Os textos literários, imagem, ficção, sonhos e desejos podem permitir um trabalho melhor com aqueles alunos que tem obstáculos epistemológicos e não se sentem motivados ao estudo da Física. Essa revista passa a ser uma proposta de estudos e pesquisa inovadora.
Palavras-chave
Incluir comentário