PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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Políticas educacionais e seus impactos sobre a evasão: o caso do IFRN
Mônica Araújo da Costa Nunes Dantas, Eduardo Janser de Azevedo DANTAS

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


Adotando como ponto de vista a situação do ensino no Brasil e as desigualdades socioeconômicas que caracterizam este país, foi abordado neste estudo a evasão escolar como uma das consequências desta situação. É apresentada uma observação sobre o reflexo dos programas de auxílio ao estudante na evasão escolar e na complementação da formação dos alunos matriculados no Câmpus Natal-Central do IFRN no período entre 2008 a 2011. Quanto à metodologia, inicialmente foi feito um revisão de literatura sobre a situação do ensino superior brasileiro, a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Em seguida, concentrou-se na apresentação e análise do caso do IFRN, apresentando-se o cálculo dos índices de evasão. Adiante, mostrou-se o levantamento dos beneficiários da assistência estudantil do câmpus, a fim de determinar em que grau os benefícios atendem à demanda dos alunos, e também com intuito de comparar a evasão ocorrida entre desse grupo de estudantes com a encontrada no câmpus como um todo. Como resultado a pesquisa apontou um alto índice de evasão total ocorrida no câmpus como um todo de 39%. Dentre os beneficiários dos programas o índice de evasão encontrado foi bem menor do o índice geral do Câmpus em torno de 6%. Dessa forma o estudo contribui com a proposição dessas práticas nas agendas públicas.


Palavras-chave


Evasão escolar, educação, assistência social, políticas públicas

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