PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
O JARDIM DE MENDEL: UM MÉTODO LÚDICO PARA O ENSINO DA GENÉTICA
Marcos Leonardo Martins Silva, Maria Priscylla Costa de Souza Padilha, Marianna da Costa Soares, Gilmar Costa de Oliveira, Maria Irani Macedo de Souza

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


O presente artigo tem como objetivo relatar o processo de desenvolvimento de um jogo eletrônico educativo, sua abordagem temática e sugerir práticas para aplicação do software em turmas de Ensino Médio. O jogo é chamado de “O Jardim de Mendel” e é voltado para os conceitos básicos da Genética Mendeliana. Nele, o jogador/aluno irá atuar como o personagem principal, Gregor Mendel, cujo objetivo é realizar experimentos com ervilheiras no jardim do Mosteiro Agostiniano em Brno. Espera-se que, com a análise dos resultados obtidos durante a utilização do jogo eletrônico, o aluno seja capaz de chegar a conclusões próximas as que o próprio Gregor Mendel chegou, ou seja, de perceber o mecanismo de transmissão dos caracteres parentais para a prole. Espera-se, ainda, que os alunos sejam capazes de construir conceitos relacionados à Genética, como dominância, recessividade, genótipo, fenótipo, entre outros.

Palavras-chave


Jogos Eletrônicos, Genética, Hereditariedade.

Texto completo: PDF

Comentários sobre o trabalho

Visualizar todos os comentários  |  Incluir comentário