PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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Alfabetização e bem estar de idosos nas práticas pertinentes ao projeto Vida Saudável na Melhor Idade
Melquisedec Elias de Lima Pereira

Última alteração: 2013-06-22

Resumo


O artigo em questão visa por em evidência as práticas e experiências vividas pelos idosos participantes do projeto de extensão ‘Vida Saudável na Melhor Idade’ em relação à alfabetização. Projeto esse que tem como objetivo o bem estar do idoso, a interação social e a volta dele para a sala de aula, para que assim possa compreender e agir criticamente no seu cotidiano melhorando sua qualidade de vida. A alfabetização desses idosos vem contribuindo para a interação dos mesmos na sociedade, e com isso diversos fatores também são trabalhados como; auto-estima, lazer e interação com a comunidade estudantil do câmpus, uma vez que a maioria deles se sentem oprimidos por não saberem ler e escrever. As aulas de Língua Portuguesa, no projeto, têm o objetivo de resgatar ou criar hábitos que os idosos perderam, ou não mantiveram, em relação a sua vida acadêmica, pois muitos deles não tiveram a oportunidade de estudar regularmente quando jovens. Utilizamos uma metodologia diversificada tendo como aporte teórico as contribuições de Paulo Freire, onde são explorados os aspectos físicos, linguísticos e culturais, com atividades práticas e teóricas buscando a interação que lhes permitam refletir o seu cotidiano, dessa forma, procurando executar exercícios que englobem elementos que estiveram presentes em sua juventude, lembranças que remetam a sua vivência no passado, para que assim eles possam se identificar com as temáticas propostas e venham se empolgar mostrando interesse no que está sendo trabalhado.

Palavras-chave


alfabetização, bem estar, envelhecimento, idoso.

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