Empresa “Do Campo à Mesa” é aprovada no Programa Centelha RN

A empresa Do Campo à Mesa, incubada na ITNC, submeteu seu projeto ao edital do Centelha 2, que faz parte do Programa Centelha, cujo objetivo é estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Rio Grande do Norte, oferecendo capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. O programa é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.

 

 

O caminho para aprovação contou com três etapas: apresentação do projeto de empreendimento, do projeto de fomento e seleção. A empresa obteve aprovação em todas elas e foi contemplada  com o terceiro lugar na lista final de aprovação, divulgada pelo site do programa, junto a outras 35 empresas do estado. 

Sobre a empresa Do Campo a Mesa

 

 

Atualmente, o negócio desenvolve uma plataforma (marketplace) para Android e IOS que conecta produtores, agroindústrias, entregadores e consumidores, possibilitando a venda direta do produtor ao consumidor, proporcionando produtos de melhor qualidade direto do campo para a cidade. 

O empreendedor, Francisco Belarmino, ressalta a importância da busca e inscrição em editais como o Centelha, pois seus recursos não reembolsáveis ajudarão a acelerar o desenvolvimento da tecnologia e a validação de startups, como também possibilitar o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços inovadores. Quanto a seu projeto, fala sobre como serão utilizados os recursos, e com quais objetivos:

“Iniciaremos o desenvolvimento da tecnologia, primeiramente com a plataforma WEB e a estrutura de banco de dados, e, posteriormente, com os aplicativos mobile Android e iOS. Faremos a mobilização dos produtores e agroindústrias para iniciar a validação do negócio e vamos pôr em prática o funcionamento do negócio. A ideia é que em meados de 2023 já estejamos fazendo a validação da tecnologia e avaliando o modelo de negócio”

 

Redação por: Luany Radija