3 aspectos que você deve levar em consideração antes de fechar sociedade com um amigo.

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No dia 20 de julho de 1969, inspirado com a chegada do homem a Lua e a possibilidade de se fazer novas amizades com seres do universo, o argentino Enrique Ernesto Febbraro declarou esse dia como o dia do amigo. A data caiu na graça do comércio e ganhou espaço no calendário até hoje. É, querido Febbraro! Estamos em 2020 e seguimos tentando fazer amizades fora da Terra! Por enquanto vamos falar de amigos sócios. Nos negócios, ter um amigo ou amiga como um sócio ou sócia é melhor? Um dos grandes problemas dessa situação é analisar a relação levando em consideração apenas a confiança, que é algo necessário, mas não é tudo para se alcançar uma dinâmica de sucesso. 

Por isso vamos falar de três aspectos para serem ponderados na hora de realizar uma sociedade com um amigo ou amiga. É possível analisar outras perspectivas, mas quisemos abordar apenas essas três.

 

1 Aptidão

É muito importante avaliar se a pessoa tem conhecimento e experiência com o tipo de  negócio que você atua. Mesmo que ela tenha expertises em outras áreas, é preciso examinar como isso vai ser aplicado no empreendimento. 

E se o amigo não souber de nada mas tem interesse? Bem, mostrar-se disponível para aprender também é importante e válido. Mas leve em conta o tempo de aprendizado e amadurecimento que a pessoa precisa ter, antes de colocar nas costas dela responsabilidades que ainda não entende. Isso pode levar a decisões ruins por falta de domínio do negócio.

 

2 Defeitos e Qualidades

Observar como você e seu amigo resolvem problemas, como vocês reagem diante de diversas situações é relevante para identificar os pontos fortes e fracos de ambos para entender o que cada um precisa melhorar. Lembrando que não existe ninguém perfeito e as qualidade e defeitos podem ajudar a complementar um ao outro e ajuda a distribuir melhor as tarefas e responsabilidades. 

 

3 As regas do jogo da sociedade-amizade

Você só ganha um jogo quando sabe estabelecer as estratégias para alcançar o objetivo. Tomando por base o que pode ou não fazer, ou seja, é preciso saber as regras antes de iniciar uma partida. Por vezes a relação de uma sociedade-amizade não é claramente estabelecida por causa da informalidade do relacionamento. E por causa da euforia, inicia-se uma sociedade sem estabelecer bem as regras. Como no jogo, se as regras não estão claras, as chances de ter sucesso são bem pequenas. Mesmo as amizades mais maduras precisam ser formalizadas. Em situações de crise as obrigações, metas, divisões de lucros, riscos e objetivos da empresa serão o norte para orientar as ações necessárias. É um procedimento que possibilita proteger a amizade e a empresa.

Para essa parte mais formal é interessante buscar apoio jurídico e ouvir experiências de pessoas que possuam sociedade. A experiência de alguém e o apoio técnico pode ajudar a estruturar o documento sem deixar brechas para complicações.

 

Amigos, amigos, negócios à parte!

Como diz o ditado: amigos, amigos, negócios à parte? Bem, ter um sócio de negócios com alguém que já existe um vínculo de amizade pode ser algo positivo e trazer resultados mais eficientes, justamente por causa da afinidade e a confiança. Mas lembre que é preciso mais do que empolgação! Muito planejamento, comunicação e transparência para estabelecer os limites.