BACHELARD: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA EM AGRONOMIA E VITICULTURA

Autores

  • GABRIEL K. DA ROCHA IF-Sertão PE
  • ANDERSON A. DA ROCHA IF-Sertão PE
  • JESSICA THAISE C. DA CRUZ

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2016.5344

Resumo

O presente artigo pretende fazer um relato acerca do ensino da disciplina Filosofia no âmbito dos cursos de Agronomia e Enologia do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Por meio de um estudo mais aprofundado da recepção das obras de Bachelard nas diversas ciências, foi possível entender que é possível uma ontogênese de uma epistemologia dessas ciências agrárias também. François Dagognet, que valendo-se de ser um dos principais discípulos de Bachelard, criou toda uma epistemologia das ciências da terra, como também escreveu importantes escritos para a Agronomia no seu livro Des revolutions vertes que envolvem questões como a relação da própria filosofia com a agroecologia. Já no caso da Viticultura e Enologia, Bachelard, em seus diálogos com o parceiro intelectual Gaston Roupnel, em Terra e devaneios do repouso, escreveu sobre as relações do vinho com a alquimia. Um importante estudo que resgata aspectos das ciências que foram esquecidas e negadas pela ciência moderna. Ora, nesse sentido, o presente escrito tem um vasto arcabouço para dialogar essas possibilidades de expansão dos limites e fronteiras da própria filosofia no contexto do ensino técnico.

Biografia do Autor

GABRIEL K. DA ROCHA, IF-Sertão PE

Doutorado em Filosofia pelo Pidfil UFPE-UFPB-UFRN.

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Trad. Estela Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

______. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DAGOGNET, F. Des révolutions vertes. Histoire et principes de V agronomie, Paris, Hermann, 1973

HERVÉ, Jean Jacques. Bachelard et l’agronomie. IN: NOUVEL, Pascal. Actualité et posterités de Gaston Bachelard. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.

LECOURT, Dominique. Comment boire une métaphore? IN: NOUVEL, Pascal. Actualité et posterités de Gaston Bachelard. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.

LIBIS, Jean. Bachelard et le vin. IN: NOUVEL, Pascal. Actualité et posterités de Gaston Bachelard. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.

ROUPNEL, Gaston. Sixième Partie – La Vigne. IN: _______. Histoire de la campagne française. Paris: Graset, 1932. pp. 184-195.

SCRUTON, Roger. Bebo, Logo Existo. Trad. Cristina Cupertino. São Paulo: Octavo, 2011.

Downloads

Publicado

13/12/2016

Edição

Seção

Artigos