CRISE HEGEMÔNICA E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL: PARA UM PROJETO POLÍTICO-IDEOLÓGICO DOS MOVIMENTOS NEGROS

Autores/as

  • EDILVAN MORAES LUNA UFCG.
  • CLESSIANA OLIVEIRA LOPES URCA

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2016.5550

Resumen

Na atualidade, observa-se que muitas leituras feitas acerca dos contextos de manifestações de movimentos sociais se inserem dentro de uma perspectiva de políticas de identidade e de reconhecimento cultural em detrimento da justiça distributiva. Contudo, longe de concordamos com esta substituição, nossa hipótese é que o deslocamento substitutivo da justiça distributiva pelo reconhecimento cultural limita e enfraquece a própria ação dos movimentos sociais, já que ambos são faces de uma mesma moeda, de forma que a ausência de um compromete a existência de outro. A partir do pensamento de Gramsci, desenvolveremos uma leitura da questão racial no Brasil a partir da relação entre movimentos sociais negros, Estado e sociedade civil. Nosso objetivo é demonstrar que a concretização de uma verdadeira democracia racial passa pela estratégia dos movimentos de construírem um projeto político-ideológico contra-hegemônico, ocupando, dentro da lógica gramsciana de guerra de posição, espaços na esfera da sociedade civil.

Biografía del autor/a

EDILVAN MORAES LUNA, UFCG.

Mestrado em Ciências Sociais pela UFCG.

CLESSIANA OLIVEIRA LOPES, URCA

Estudante em Ciências Sociais pela URCA

Citas

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos ideológicos de estado. Lisboa: Presença 1970.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

CANDIDO, Antonio. Silvio Romero: teoria, crítica e história literária. São Paulo: Edusp, 1978.

DÁVILA, Jerry. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil 1917-1945. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.

DOMINGUES, Petrônio. Um “templo de luz”: Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação. Isso. Bras. Educ., Dez 2008, vol.13, no.39.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. 3 ª. Ed. São Paulo: Ática, 1978, v. 1.

FLEURY, Sonia. Estado sem cidadão: seguridade social na America Latina. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994.

FRASER, Nancy. A Justiça Social na Globalização: redistribuição, reconhecimento e participação. Trad. Teresa Tavares. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 63, out. 2002.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48ª ed. São Paulo: Globo, 2003.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere - Os Intelectuais. O Princípio Educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v. 2.

______. Cadernos do Cárcere. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. V. 1.

______. Quaderni del carcere. Edizione critica Dell’Istituto Gramsci di Roma. Torino, 1977.

______. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2000, V. 3.

______. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, V. 5.

GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HONNETH, A. Luta pelo reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Rio de Janeiro: Editora 34, 2003.

¬¬

IANNI, Octavio. Dialética das relações raciais. Estud. Av., São Paulo , v. 18, n. 50, p. 21-30 Abr. 2004 . Disponível em < TTP://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 12 Mar. 2016.

IANNI, Octavio. Raças e classes socais no Brasil. 3ª edição. São Paulo: editora brasiliense, 1987.

JOHNSON, Richard. O que é, afinal, estudos culturais? In: SILVA, Tomaz T. da, (org.). O que é, afinal, estudos culturais. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Tradução: Ricardo Correia Barbosa. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

MALINOWSKI, Bronislaw. Magic, Science and Religion and Other Essays. Illinois: The Free Press, 1948. Disponível em

http://monoskop.org/images/4/41/Malinowski_Bronislaw_Magic_Science_and_Religion_and_Other_Essays_1948.pdf>. Acesso em 02 fev. 2016.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: expressão popular, 2008.

MCINTOSH, Peggy. White privilege and male privilege: a personal account of coming to see correspondences through work in Women’s Studies. 1988. (Working Paper 189). Center for Reserach on Women, Wellesley College.

NOGUEIRA, Marco Aurélio (Org.). Gramsci e a América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

POLIAKOV, Léon. O mito ariano: ensaios sobre as fontes do racismo e dos nacionalismos. São Paulo: Perspectiva; Ed. Da Universidade de São Paulo, 1974.

SIMIONATO, Ivete. Gramsci: sua teoria, incidências no Brasil, influência no serviço social. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 1995.

Publicado

13/06/2016

Número

Sección

Artigos