LECUONA: CORPO E SENSAÇÃO EM MERLEAU-PONTY
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2015.2839Palabras clave:
corpo. sensação. merleau-ponty. estesiologia. fenomenologiaResumen
Nesta pesquisa, convidamos a uma reflexão fenomenológica sobre corpo e sensação em Merleau-Ponty. Como possibilidade de leitura, escolhemos a obra “Lecuona” da Companhia de Dança Grupo Corpo. Pretende-se aproximar tal obra do discurso filosófico, principalmente dando movimento aos pensamentos fenomenológicos de Maurice Merleau-Ponty, em especial sua tese do sensível e os conhecimentos do corpo, posto que aberturas no conhecimento de modo geral, e na Filosofia moderna especificamente, permitiram, no cenário epistemológico contemporâneo, pensar-se o corpo fenomenal, atravessado por emoções, portanto estesiológico, que permite operações e expressão. Diante disso, recorremos à atitude fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty como percurso metodológico, já que em seus estudos o filósofo lança um olhar expressivo sobre o corpo, configurando uma linguagem sensível que é expressa nos movimentos, onde aprofunda as teses da Fenomenologia num novo arranjo para o conhecimento enquanto resultado de nossa experiência no mundo vivido. As reflexões apresentadas neste pesquisa pretendem levar-nos ao espanto, ao qual muitos desafios se impõem, entre eles a compreensão do corpo e do conhecimento sensível.Citas
CHAUÍ, Marilena. Merleau-Ponty: a obra fecunda. Revista Cult. n. 123- Ano 11, São Paulo, abril/2008.
LANCINCE, N., NÓBREGA, T. P. Corpo, dança e criação: conceitos em movimento. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 241-258, julho/setembro de 2010.
MAFESSOLI, Michel. Elogio da razão Sensível. 3ª edição , Petrópolis-RJ. Vozes, 2005.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Os Pensadores. São Paulo, Abril cultural, 1975.
--------------, Signos. São Paulo, Martins Fontes, 1991
-------------- O Visível e o Invisível. São Paulo; Perspectiva, 4ª edição. 2009.
-------------- Le Visible et L`Invisible. Paris: Gallimard, 1964.
--------------. Fenomenologia da Percepção. São Paulo. Martins fontes, 1994.
---------------, Conversas. São Paulo. Martins Fontes, 2004 a.
--------------, Olho e o Espírito. São Paulo. Cosac e Naify, 2004b.
--------------, A Natureza: curso do College de France. Texto estabelecido por Dominique Séglard; traduzido por Álvaro Cabral. 2ª edição. São Paulo; Martins Fontes. 2006.
---------------, Resumè de Cours (1952-1960) paris: Gallimard, 1968.
NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Uma Fenomenologia do Corpo. São Paulo. Editora Livraria da Física. 2010.
------------------. Merleau-Ponty: movimento do corpo e do pensamento. Revista Vivência. UFRN. n. 36, p. 127-136, Natal-RN, 2011
------------------. Corporeidade e Educação Física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. 3ª edição. Natal/RN. Editora da UFRN. 2009
------------------. (org.) Escritos sobre o corpo: diálogo entre arte, ciência, filosofia e educação. Natal, RN: EDUFRN- Editora da UFRN, 2009 a.
REIS, Sérgio Rodrigo. Rodrigo Pederneiras e o Grupo Corpo: dança universal. São Paulo: Imprensa Oficial , 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Dialektiké o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado