O SERTANEJO: CAMINHOS E (DES) CAMINHOS DA LIBERTAÇÃO

Autores/as

  • Angela Luzia Miranda UFRN
  • Leonardo da Rocha Bezerra de Souza UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2014.2567

Resumen

Ao longo do Século XX, ocorreram diversas mudanças no cenário geopolítico e cultural brasileiro, em especial na região nordeste, onde o fluxo de migrantes para a região sudeste do Brasil (SP, MG, RJ) provocou grandes transformações na vida do nordestino, trabalhador do campo, também chamado de “sertanejo”, do ponto de vista da sua identidade cultural. A identificação deste processo está evidenciada na obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 – 1989), que retratou as muitas fases e faces dessas transformações, demonstrando, através da música, os impactos sofridos pelos sertanejos, do ponto de vista da sua cultura. Este trabalho propõe analisar, através da obra de Luiz Gonzaga, o confronto do sertanejo em termos de cultura e identidade, com o novo cenário em que foi submetido, involuntariamente, através do processo migratório para as regiões mais industrializada do país. Analisaremos estes recortes através das categorias da Filosofia da Libertação, como: Alienação, Totalidade e, sobretudo, através da categoria de Exterioridade, presentes na obra do filósofo argentino Enrique Dussel.

Biografía del autor/a

Angela Luzia Miranda, UFRN

Doutora em Filosofia pela Universidade de Salamanca (ES); Doutora em Ciencia, Tecnología y Sociedade pela Universidad del País Vasco. Professora de Ética em Ciência e Tecnologia da Escola de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil. Coordenadora Grupo Phrònesis: Estudos em Filosofia, Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFRN).

Leonardo da Rocha Bezerra de Souza, UFRN

Bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo, UFRN, Natal, RN, Brasil. Membro do Grupo Phrònesis: Estudos em Filosofia, Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFRN).

Publicado

16/11/2014

Número

Sección

Artigos