FILOSOFIA PÓS-EUROCÊNTRICA
UM RETORNO INSURGENTE AO AMOR DE SOFIA FORA DA FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2025.19034Resumen
O texto examina o cânone filosófico como estrutura de exclusão que, desde a Antiguidade, delimitou quem pode ser reconhecido como filósofo e quais discursos podem ser legitimados como razão. Mostra-se como críticas internas — do ceticismo antigo ao pós-estruturalismo — foram assimiladas sem romper a centralidade eurocêntrica, masculina e autocentrada em uma tradição específica. O texto aponta que mulheres, africanos e povos indígenas foram sistematicamente silenciados ou reduzidos a alegoria, mito ou superstição, evidenciando um processo de epistemicídio. Com base em autores como Dussel, Mbembe, Lélia Gonzalez e Boaventura de Sousa Santos, defende-se a necessidade de um descentramento radical que reconheça saberes marginalizados e devolva ao amor de Sofia sua dimensão plural e emancipadora.
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