A possibilidade do novo: o conceito de natalidade em Hannah Arendt

Autores

  • Joelson Pereira Sousa Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Fabíola Porto Gangá Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2017.5872

Palavras-chave:

Hannah Arendt, Condição Humana, Natalidade, Política

Resumo

O presente estudo pretende apresentar a noção de natalidade a partir da obra A condição humana (1958) de Hannah Arendt, pensadora que se debruçou sobre as questões mais complexas da contemporaneidade especialmente na abordagem da política. Com a noção de natalidade Arendt procura retratar a relação do ser humano com o seu nascimento, é a partir deste conceito que ela observa no prolongamento de uma vida a possibilidade sempre atual do novo. Novas transformações ocorreriam mediante o surgimento de uma nova vida, pois somente uma nova criação é capaz de trazer ao mundo o "novo", mesmo que na forma de um recomeço. Cada ser humano possui em si a capacidade de criar, inventar e se superar a cada instante, sendo por isso, mutável e inconstante. Com seu nascimento não é só uma vida que vem ao mundo, mas uma nova história a ser construída. Só o homem é capaz de criar o novo, a natureza não conhece tal artifício, por isso, a natalidade passa a ser em Arendt o princípio de um novo começo, um momento de ruptura com o que era e com o que ainda vai ser. Esta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica e trabalha especificamente as obras A condição Humana (1958) e Entre o Passado e o Futuro (1968) de Hannah Arendt, além de estudos de sua obra como CORREIA (2006) e CORREIA (2008).

Biografia do Autor

Joelson Pereira Sousa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor assistente no Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia -UNEB / Campus X.

Fabíola Porto Gangá, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Acadêmica do VIII período do Curso de História – Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X. Bolsista Iniciação Científica – FAPESB.

Referências

ARENDT, HANNAH. A condição Humana. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1989.

ARENDT, Hannah. A promessa da política. 2ª Ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

CORREIA, Adriano. O significado Político da Natalidade: Arendt e Agostinho. In: CORREIA, Adriano e NASCIMENTO, Mariangela (ORG.) Hannah Arendt – Entre o passado e o futuro. Juiz de Fora: UFJF, 2008.

CORREIA, Adriano. O significado Político da Natalidade – Considerações sobre Hannah Arendt e Jurgen Habermas. In: CORREIA, Adriano (ORG.). Hannah Arendt e a Condição Humana. Salvador: Quarteto, 2006.

JARDIM, Eduardo. Hannah Arendt – pensadora da crise e de um novo começo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

SCHIO, Sônia Maria. Hannah Arendt – história e liberdade. Porto Alegre: Clarinete, 2012.

Downloads

Publicado

20/03/2018

Edição

Seção

Artigos