ETHOS, DECORO, LIBERDADE: NOTAS SOBRE OS REGIMES DE IDENTIFICAÇÃO DAS ARTES NA OBRA DE JACQUES RANCIÈRE

Authors

  • EDUARDO PELLEJERO UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2016.5420

Abstract

Numa das revisitações críticas mais importantes das últimas décadas, a obra de Jacques Rancière propõe uma redefinição do modo de identificação da arte que domina a nossa época. Essa problematização das categorias históricas tradicionais (modernismo, modernidade, pós-modernidade), em ordem a repensar as relações entre as práticas artísticas e as práticas políticas, implica uma reconsideração das definições da arte e da política, assim como das tarefas da crítica. O presente ensaio pretende oferecer uma aproximação aos conceitos em jogo nessa empresa.

Author Biography

EDUARDO PELLEJERO, UFRN

Graduado em Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade do Salvador (Argentina, 2000) e doutorado em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal, 2006). Desde 2009 é professor de Estética do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Forma parte do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma Universidade. Atualmente desenvolve uma pesquisa no domínio da filosofia (política) da arte. Mais info: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1718581

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Published

13/12/2016

Issue

Section

Artigos