ETHOS, DECORO, LIBERDADE: NOTAS SOBRE OS REGIMES DE IDENTIFICAÇÃO DAS ARTES NA OBRA DE JACQUES RANCIÈRE
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2016.5420Abstract
Numa das revisitações críticas mais importantes das últimas décadas, a obra de Jacques Rancière propõe uma redefinição do modo de identificação da arte que domina a nossa época. Essa problematização das categorias históricas tradicionais (modernismo, modernidade, pós-modernidade), em ordem a repensar as relações entre as práticas artísticas e as práticas políticas, implica uma reconsideração das definições da arte e da política, assim como das tarefas da crítica. O presente ensaio pretende oferecer uma aproximação aos conceitos em jogo nessa empresa.References
ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.
AUERBACH, Erich. Mimesis. La representación de la realidad en la literatura occidental. México: Fondo de Cultura Económica, 1996.
BELTING, Hans. “Semejanza y presencia. Una introducción a las imágenes antes de «la era del arte»”. Em: Revista Artes, Nº. 5, Volumen 3, enero/junio, 2003.
HORACIO. Epistula ad Pisones. Em: Aristóteles, Horácio, Longino. A poética clássica. São Paulo, Editora Cultrix, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo, Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. A revolução estética e seus resultados. São Paulo: Projeto Revoluções, 2011. Disponível em: http://www.revolucoes.org.br
RANCIÈRE, Jacques. “Schiller y la promesa estética”. Em: Rivera, A. (ed.). Schiller, arte y política. Murcia: Universidad de Murcia, Servicio de publicaciones, 2010.
RANCIÈRE, Jacques. Sobre políticas estéticas. Barcelona: Bellaterra, 2005.
RIVERA, Antonio. “La distancia estética. Potencia y límites de la relación entre arte y democracia”. Em: Rivera, A. (ed.). Schiller, arte y política. Murcia: Universidad de Murcia, Servicio de publicaciones, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Dialektiké o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado