OLHARES E REFLEXÕES SOBRE O CORPO NA CULTURA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2015.3396Keywords:
corpo, ser humano, cultura, movimento.Abstract
RESUMO
O presente artigo discute a questão do corpo na atualidade, com uma breve representação do corpo na contemporaneidade, na perspectiva dos fundamentos da antropologia social e da fenomenologia educacional, analisando o descolamento do corpo do próprio ser humano. Discute a emergência e a construção do sujeito numa abordagem crítica sobre o anatomismo corporal. Desse modo, do tergiversado corpo máquina ao corpo virtual, perdemo-nos do que seria a verdadeira essência do ser humano: o corpo em sua natureza e na dimensão cultural do movimento. Reforça-se a discussão, a partir do olhar adolescente dos educandos do 2º ano do ensino médio integrado do curso de informática do IFRN – campus Natal Zona Norte, como princípio pedagógico do conteúdo Ginástica, através das falas resultantes de uma avaliação diagnóstico aplicada aos educandos e educandas.. Na discussão abordada pelo escrito, buscamos compreender como o corpo tem sido visto e tratado como objeto pelo sistema político econômico e científico. A superação desse paradigma limitante, por meio de ações educacionais da Educação Física no ensino médio integrado contextualizadas com os princípios do projeto político institucional, pode contribuir para uma ruptura significativa dos interesses externos à existência plena da corporeidade.
References
DANTAS, Jurema. Um ensaio sobre o culto ao corpo na modernidade. Estudos e pesquisa em psicologia (on line). Rio de Janeiro; V.11; Nº. 3. p.898-212. 2011.
GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, pensar, agir. Corporeidade e educação. Campinas, SP. Papirus, 11ª edição; 2008.
HILDEBRANDT, R.; LAGING, R. Concepções abertas ao ensino da educação física. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 1986.
LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcante. O corpo e seus senhores: homem, mercado e ciência: sujeitos em disputa pela posse do corpo e da mente humana. Rio de Janeiro. Vieira & Lent, 2009.
MOREIRA, Wagner Wey. Aulas de Educação Física no ensino médio. Campinas, SP. Papirus, 2010.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo, SP. 2009.
NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Corporeidade e educação física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. 2ª ed. Natal: EDUFRN, 2005.
______. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2010.
SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995.
SILVA, Ana Márcia. O corpo do mundo: algumas reflexões acerca da expectativa de corpo atual. In a [des]construção do corpo. José Carlos Granado (organizador). Blumenau: Edifrurb, 2001.
VASCONCELOS, Naumi A. de; SUDO, Iana; SUDO, Nara. Um peso na alma: o corpo gordo e a mídia. Rev. Mal-Estar e Subj., Fortaleza, v.4, n.1, mar. 2004. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151861482004000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: 14 mar. 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Dialektiké o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado